Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

EDUCAÇÃO

Educação promove treinamento aos professores sobre cooperativismo

A Secretaria de Educação de Toledo realizou nesta quinta-feira (31), em Toledo, um encontro com as quatro instituições de educação do projeto Cooperativismo na Escola. A atividade aconteceu em Vila Nova, na escola Oswaldo Cruz, e foi destinada aos servidores para discutir e apresentar as experiências do Projeto. O Cooperativismo na Escola é um projeto piloto, lançado em março deste ano, e vai abranger nesta etapa quatro escolas municipais: Oswaldo Cruz, de Vila Nova, Miguel Dewes, de Dez de Maio, e Anita Garibaldi e André Zênere, no Jardim América.

31/05/2012 - 14:54


Este encontro, conforme a secretária de Educação do município, Maria Eva Tizziani, serviu para sanar algumas dúvidas referentes ao programa e enriquecer as ideias para o Cooperativismo na Escola. “Desde o começo, os professores aprendem o que é e como trabalhar o cooperativismo na escola. Neste encontro, eles puderam trocar informações e experiências”, explicou a secretária, afirmando que cada escola irá trabalhar com uma metodologia, conforme a sua realidade.
O Cooperativismo na Escola é uma ação em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e funciona como uma alfabetização para a cooperação. O objetivo, segundo Maria Eva, é levar o princípio da cooperação para dentro das escolas. “Após capacitação dos professores, serão trabalhados com os alunos os conceitos de cooperativismo, em sala de aula, na escola e em sociedade”, ressalta a secretária. “Com isso, promoveremos projetos que melhoram o relacionamento entre os alunos e professores e aproximam a comunidade das práticas escolares”, declara.
Para a diretora da escola Oswaldo Cruz, Loni Dupont, o projeto, além de mudar o comportamento dos alunos, trará a comunidade cada vez mais perto da escola. “Serão desenvolvidos vários projetos em sala de aula, para que os alunos entendam e passem a trabalhar em cooperação”, aponta Loni.
A partir de agora, segundo a secretária, os professores darão continuidade no Projeto, com o acompanhamento da Secretaria de Educação. “Vamos avaliar e acompanhar a experiência. No final do ano, discutiremos a possibilidade de implantação do Cooperativismo na Escola, em outras instituições de Toledo”, confirmou Maria Eva.

Da Assessoria - Toledo

C%c3%b3pia de web banner 550x250px