Docente do mestrado em Direito Processual e Cidadania e da graduação de Direito da Unipar, o escritor afirma que o livro é resultado da experiência que ele acumulou ao longo de 18 anos lecionando na Unipar, na disciplina de Direito Processual Civil II.
“É uma obra de sala de aula, que vem como condensação de quase duas décadas de docência, somada a outras que escrevi; um estudo do processo de conhecimento sob os procedimentos ordinário e sumário. Nele eu procuro transmitir todo o trâmite de um processo civil, desde sua instauração até o seu julgamento final, abordando o processo da ação, defesa, audiência, sentença e julgamento”.
Ele observa ainda que a disciplina é a mais importante da graduação do ponto de vista tradicional do ensino jurídico. “É nela que se formarão os conhecimentos técnicos básicos para a disputa de interesses no poder judiciário, sendo que o direito litigado se origina de alguma forma da colisão entre interesses de autor e réu”.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Mestrado: Professor lança ‘Manual do Processo de Conhecimento’
Propiciar o acesso ao conhecimento e às novas informações. Esse é o intuito que leva professores da Universidade Paranaense – Unipar a escrever e lançar livros, dividindo com estudantes, professores e outros leitores os resultados de suas pesquisas. Recentemente foi a vez do professor pós-doutor Jônatas Luiz de Paula publicar sua 19ª obra, pela editora Juruá, de Curitiba.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 2Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 3Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 4Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 5Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs