Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a queda foi ainda maior: 8,5%. Entre os fatores que levaram a essa redução da produção agropecuária estão o fraco desempenho da pecuária e a queda na produção de cultivos importantes, como soja, arroz e fumo.
“A agropecuária, que no ano passado teve um período muito bom, este ano está sofrendo com problemas climáticos, como a estiagem no Sul e no Nordeste. Isso prejudicou muito, por exemplo, a safra, que tem um peso muito grande nas contas do Brasil”, disse a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.
A intermediação financeira também desempenhou um papel negativo no PIB do primeiro trimestre deste ano. Na comparação com o trimestre anterior, o segmento teve uma queda de 0,8%, a maior redução desde o auge da crise financeira, no último trimestre de 2008. Segundo Rebeca Palis, o resultado foi motivado por fatores como a redução da taxa de juros, o crescimento menor do crédito e o aumento da inadimplência.
Da Agência Brasil
ECONOMIA
Queda da produção agropecuária influencia redução do ritmo de crescimento da economia
O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária caiu 7,3% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao último trimestre do ano passado. O desempenho negativo do setor foi o principal responsável pela queda no ritmo de expansão da economia brasileira, que cresceu apenas 0,2% no período, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


