Segundo o coordenador de Renda de Cidadania da Secretaria, Nircélio Zabot, a localização dessas pessoas depende da focalização dos municípios em duas iniciativas: ampliação e atualização do Cadastro Único (CadÚnico), utilizado para concessão do Bolsa Família.
No primeiro caso, a análise indica que 170 municípios do Estado não dispõem, na base municipal, de 100% de cobertura cadastral no perfil Bolsa Família. Ou seja, existem novas famílias que devem ser incluídas para receber o benefício e que, possivelmente, ainda não foram localizadas. Elas possuem renda mensal per capita de até R$ 140,00 e foram identificadas nas novas estimativas de pobreza.
“A atuação das gestões municipais é fundamental para garantir a atualização permanente dos cadastros e busca ativa das famílias que vivem em bolsões de pobreza e em áreas de difícil acesso”, alerta Zabot.
Na segunda situação, de solução mais simples, estão 17 municípios com cobertura suficiente de cadastros habilitados (100%), porém desatualizados em sua base municipal, o que impede a concessão de novos benefícios.
A concessão de benefícios do Programa Bolsa Família é realizada mensalmente tendo como referência as estimativas municipais de famílias com o perfil do programa calculadas a partir de dados coletados em pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Da AE Notícias
GERAL
5,8 mil famílias com direito ao Bolsa Família não recebem o benefício
A Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social alerta que no Paraná existem 5.829 famílias de 187 municípios que têm direito ao benefício do Bolsa Família e não estão tendo acesso ao programa. A conclusão decorre da comparação das informações do Censo 2010 com o levantamento do Departamento do Cadastro Único, feita pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Nestes municípios a situação é agravada pela desatualização dos cadastros existentes, o que determina o cancelamento do benefício. O destaque neste caso é para grandes municípios, como Toledo, Ponta Grossa, Curitiba, Umuarama, Londrina, Irati e Pinhais.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados




