O primeiro módulo foi ministrado pelo médico patologista Fábio Negretti, que frisou a importância em aumentar o número de profissionais citologistas capacitados, para que os exames preventivos possam estar ao alcance de todos. Suas aulas contemplaram assuntos relacionados à anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino, à citologia cérvico-vaginal e aos mecanismos de agressão e defesa celular.
Entre os propósitos da especialização, segundo o coordenador, professor doutor Ricardo Abrão, está o interesse em colaborar para expandir os serviços de prevenção, em especial o do câncer de colo uterino na cidade, região e no Estado, e para fortalecer os serviços já existentes, favorecendo um maior apoio ao sistema de referência. Propiciar a participação de um maior número de profissionais, viabilizando melhor atendimento à população, é outro propósito da Unipar em investir na especialização.
O coordenador ressalta que as neoplasias malignas constituem um grave problema de saúde pública no Brasil e que o custo do tratamento de cânceres pela cirurgia, radioterapia e quimioterapia justifica qualquer investimento em programas preventivos, para detectar lesões de riscos. “Com a especialização, os profissionais poderão atuar com um método de diagnóstico de campanha de prevenção em massa, em casos de cânceres, processos inflamatórios, estudo hormonal e lesões acometendo qualquer órgão ou tecido”, diz.
O coordenar também é aluno do curso. Ele observa que com a alta demanda de exames para a quantidade de profissionais habilitados, o curso tornou-se mais uma opção de atuação profissional. “Fui atraído pelo conteúdo, por estar ligado à patologia e por poder atuar em campanhas de prevenção de câncer do colo-uterino, também pelo fato de o estágio supervisionado ser oferecido no laboratório da Unipar e pelo valor do curso, que considero bem acessível pela importância de sua formação”.
Outra aula que despertou bastante interesse foi ministrada pela biomédica Renata Simões, que apresentou a disciplina Biologia do câncer. Primeiro a professora introduziu dados de genética (DNA, replicação e conceitos de biologia molecular) para, em seguida, aprofundar o estudo sobre oncogenética.
Suas pesquisas estão relacionadas aos cânceres de mama, cerebral, retal e de colo do útero e, estudando os genes, tem por objetivo verificar se há mutação e de que forma essa alteração influencia na expressão da proteína. “O intuito é incentivar pesquisas na área, gerando conhecimento e desenvolvimento profissional, além de estimular o ingresso em cursos de mestrado e doutorado”, afirmou.
No corpo docente, o curso conta ainda com a participação do biomédico Deison Soares de Lima, além de citologistas, médicos patologistas e ginecologistas.
Da Assessoria
SAÚDE
Pós-graduação em Citologia foca prevenção de doenças
Com biomédicos, farmacêuticos e biólogos no quadro discente, a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, comemora o início de mais um curso de pós-graduação: Citologia Cérvico-Vaginal. visando capacitar os profissionais para o exercício da interpretação e do diagnóstico laboratorial de exames citológicos, as aulas seguem com sucesso.
Mais lidas
- 1Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 2Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 3O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 4Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
- 5Saúde realiza capacitação sobre IST com agentes comunitários de saúde
Últimas notícias
- 1Endemias realiza ação educativa no Dia D de Combate à Dengue, no sábado (8)
- 2Ciclistas da equipe TRA/ACT participam do Sudoeste Marathon Bike - Desafio da Onça
- 3Palestra com delegada marca início do 5º Seminário Mulheres em Foco
- 4Seminário debate atenção integral à saúde de adolescentes em medidas socioeducativas
- 5Agência do Trabalhador de Toledo é premiada em evento estadual




