O corregedor considera que o Município de Toledo tem uma Vara do Trabalho de alto nível, tanto os juízes como os servidores. “Os profissionais são eficientes. Durante a visita tenho recebido somente elogios e nenhuma observação negativa a respeito do funcionamento da Vara do Trabalho”.
Processo eletrônico
Com a informatização muitos processos passaram a ser eletrônicos. Assim, muitos processos são acompanhados pelo desembargador na sede em Curitiba. “Nós chegamos a Toledo sabendo como está o andamento dos processos e os que ainda não são eletrônicos temos a oportunidade de verificá-los. Por isso, tenho uma equipe que analisa estas questões para – no encerramento da visita - formalizar todas as informações em uma ata. Com o passar do tempo talvez venha sozinho, porque todo este trabalho será feito por Curitiba”.
Ele comentou que em breve todo o trabalho será eletrônico. “Se vocês circularem verão pilhas de processos impressos. No entanto, há três varas do trabalho em Curitiba que nunca tiveram papel. Elas foram instaladas para funcionarem de forma eletrônica. Em tempo razoável teremos todos os processos eletrônicos no Estado e no País”.
Contudo, Júnior destacou que apesar de ter conhecimento da maioria dos processos que estão em execução na Vara do Trabalho é fundamental a presença do corregedor na localidade. “É importante termos um contato com os juízes, os servidores, sobretudo, com a comunidade. O que vejo pelo sistema é o movimento do processo, mas saber como está o relacionamento das pessoas é somente fazendo a visita”.
Ações
O corregedor, Dirceu Pinto Júnior, salientou que quando verifica o andamento dos processos procura não entrar no mérito das decisões. “Quando se trata de uma vara com diversos municípios há uma gama de tipos de ações diferentes. Não teria condições de dizer o que domina na região, mas acredito que a maioria das ações esteja voltada para o trabalho rural”.
O corregedor ponderou que há descumprimento da Lei e discussão em adaptar o trabalho em Toledo e em qualquer lugar. “Mas isso não quer dizer que todo mundo descumpra a lei. As vezes, o empregado entra com uma ação porque acha que tem algum direito e não o tem. Ou pode ser contrário, o empregador acha que esta agindo de forma correta e se verifica que não. Não acho que exista conflito entre capital e trabalho em Toledo. Acredito que está dentro da normalidade”.
**Visitas**
Nesta semana, o corregedor Dirceu Pinto Júnior, visitou as Varas de Trabalhos dos Municípios de Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand e Palotina. Na próxima semana, a visita será realizada em Foz do Iguaçu.
GERAL
Processos de trabalho em Toledo se mantém na normalidade, considera o corregedor Dirceu Pinto Júnior
O Estado do Paraná possui 86 Varas de Trabalho. Destas a de Toledo é considerada uma das maiores do Estado em número de processos em execução e em sentenças aplicadas. Em Toledo entre os processos em execução e os novos já totalizam 3 mil somente neste ano. Nesta semana, o desembargador, o Dr. Dirceu Pinto Júnior, corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, realizou uma correição ordinária nos serviços judiciários da Vara de Trabalho de Toledo. Segundo ele, a Vara está desenvolvendo um bom trabalho, pois realiza sentenças em um prazo curto e audiências de instrução em um bom prazo.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


