1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

GERAL

Para 2011, o principal projeto da Secretaria é o armamento da Guarda Municipal, diz Crespão

Em entrevista exclusiva a Casa de Notícias, o secretário de Segurança e Trânsito de Toledo, João Crespão, avaliou as atividades realizadas neste ano pela Secretaria e falou sobre as ações desenvolvidas na segurança, trânsito, prevenção, arrecadação do Estar e multas e os planos para o próximo ano.

29/12/2010 - 13:43


O Secretário de Segurança e Trânsito de Toledo, João Crespão, avalia as ações desenvolvidas em 2010 como sendo positivas. Neste ano, na área do Estar houve uma mudança na Lei que o rege, onde os agentes de trânsito passaram a fazer todo o processo de fiscalização (venda e regularização). “Atualmente temos agentes de trânsito que trabalham e fazem todo o processo administrativo e o de cobrança. Com isso, conseguimos diminuir problemas no Estar e gradativamente algumas reclamações que tínhamos no setor”.

Trânsito

Na fiscalização de trânsito, a Secretaria realizou durante o ano várias Campanhas Educativas, cujo objetivo é salvar vidas. Crespão explica que devido as campanhas, a Secretaria conseguiu manter o índice de acidentes de trânsito em um nível considerado aceitável para o Município, pois a frota de veículos em Toledo aumentou em mais de cinco mil carros neste ano em relação a 2009. Além que, o índice esteve estabilizado em relação a 2009. “Várias blitzes foram realizadas em parceria com a Polícia Militar e os Agentes de Trânsito, nas quais tivemos condutores não habilitados e veículos com situações irregulares, com imposto atrasado e sem condições de transitar que foram apreendidos pelos agentes de trânsito”.

Segurança

No departamento de segurança, as fiscalizações dos prédios municipais foram intensificadas. Crespão disse que a Secretaria diminuiu o trabalho realizado no interior de Toledo e intensificou o patrulhamento dentro da cidade. Com isso, a Secretaria teve em média duas ocorrências criminais nos prédios municipais por mês, o que representa uma redução de mais de 100% nas ocorrências e, consequetemente, o Poder Público gastou menos dinheiro na reposição de itens que eram danificados por ato de vandalismo.

Neste ano, outro trabalho realizado pela Secretaria foi o patrulhamento escolar. O trabalho é realizado por dois guardas municipais que passam diariamente em todas as escolas da cidade. Em alguns casos entrando nas escolas e fazendo algumas abordagens, verificando com os diretores se há alguma dificuldade no controle dentro das escolas e, com isso, a equipe recebeu muitos elogios dos diretores das escolas.

Canil

Ainda neste ano, a Secretaria ativou o canil. Conforme Crespão, o trabalho era realizado de forma mais restrita. Atualmente, há dois guardas municipais que trabalham diariamente e exclusivamente no canil. Os guardas municipais realizam rondas em vários pontos da cidade, como lago municipal, ginásios de esportes, entre outros locais. “A Secretaria conseguiu diminuir o número de pessoas que consumiam drogas ou perturbavam o sossego das pessoas que transitavam nestes locais. Com a atuação mais efetiva do canil, conseguimos diminuir as ocorrências criminais que tínhamos nestes locais e os atos de vandalismo e tornar o trânsito de Toledo um pouco mais seguro e organizado”.

Reclamações

Na área de trânsito, o campeão em reclamações foi o excesso de velocidade. A Secretaria recebeu reclamações de pessoas dos mais variados bairros da cidade, reclamando que nas ruas onde residem, os veículos e motocicletas transitam em uma velocidade superior do permitido. Para coibir este tipo de ação, foi melhorada a sinalização na via e, posteriormente a fiscalização com o radar. Na área de segurança, Crespão destacou pessoas que perturbaram o sossego nas praças ou ginásios da cidade. Nestes locais, a Secretaria intensificou a fiscalização com o canil e com o departamento de segurança.

Radares

A Secretaria de Segurança e Trânsito possui dois radares fixos, localizados nas avenidas Maripá e Senador Atílio Fontana e o radar móvel fiscalizando as mais variadas vias da nossa cidade. Neste ano, o que mais foi flagrado foi o excesso de velocidade. Os condutores transitavam nas vias de Toledo a mais de 100 Km/h. A velocidade permitida nas vias do Município é de 60 Km/h nas avenidas e 40 km/h nas demais vias. “Algumas pessoas passam pelos radares, principalmente, os motociclistas fazendo atos obscenos e excedendo a velocidade. Também tivemos ciclistas a mais de 70 km/h que foi flagrado pelos radares”.

Arrecadação

Neste ano, foi arrecadado no Estar até o momento cerca de R$ 450 mil e em multas de trânsito em torno de R$ 1, 4 milhão. De acordo com Crespão, o dinheiro é depositado em uma conta corrente no Fundo Municipal de Trânsito. Os recursos são revertidos para melhorias no setor de Segurança e Trânsito. “Compramos equipamentos novos, adquirimos computadores para a área de trânsito, viaturas, pintura das vias, aquisição de placas de sinalização, pontos de ônibus que foram instalados, combustível para as viaturas e uniforme para os agentes de trânsito foram adquiridos com este recurso do fundo municipal de trânsito. Nas rotatórias instalamos alguns piscantes e estamos adquirindo mais para 2011 para serem colocados na avenida Parigot de Souza. O objetivo é cada vez mais tornar as vias mais seguras e melhor sinalizadas”. Crespão ainda explica que a cada mês a Secretaria monitora a entrada e saída dos recursos na conta. “Temos um planejamento de investimento durante o ano na parte sinalização de área, aquisição de semáforos, pintura das vias, aquisição de veículos e, conforme o dinheiro entra fazemos o uso dele, sempre procurando reverter o dinheiro do trânsito para as melhorias das condições de trânsito aos nossos usuários.

Planos

Para 2011, na área de segurança, o principal projeto é o armamento da Guarda Municipal. Neste ano, foi concluído o processo licitatório de aquisição das armas. No próximo ano, será firmado um convênio com a Polícia Federal para liberar o porte de arma para os Guardas Municipais em serviço; com a Polícia Civil ou Militar para ministrar o treinamento para os guardas municipais que vão trabalhar armados. “Esta é uma exigência propriamente da Polícia Federal. Também teremos que criar uma corregedoria e ouvidoria da Secretaria outra exigência para se armar a guarda municipal”.

Na área de trânsito é pretendido instalar mais dois semáforos e adquirir dois veículos direcionados para a fiscalização de trânsito, os quais serão usados no trabalho de fiscalização das vias com o radar. “O objetivo é termos agentes destinados durante o dia e a noite fazendo só o trabalho de fiscalização de trânsito em 2011, objetivando reduzir a velocidade nas vias e diminuir o número de vítimas fatais no trânsito”.

Em 2011, mais 30 guardas municipais assumiram o cargo. A Secretaria ainda pretende aumentar o efetivo do Estar, passando de dez para 16. Na área de fiscalização de trânsito há dez agentes e a meta é aumentar para 20 e atuar nas vias. “Na área de segurança estamos atuando no Parque Temático das Águas e, no próximo ano, a ideia é treinar um grupo específico para atuar no local”.

A Secretaria, de acordo com Crespão, está trabalhando com um sistema de monitoramento. Está em andamento um processo licitatório e em 2011 deve ser implementado. “Instalaremos de imediato 40 câmeras fixas e em alguns cofres municipais, com o objetivo de facilita o nosso trabalho que é de monitoramento nestes locais e objetivando diminui o número de atos criminais. Também transferiremos a Central de Monitoramento de Câmeras, atualmente instalado na Prefeitura de Toledo. Em 2011, estamos com o processo licitatório concluído estas câmeras serão instalados no Prédio de Secretaria, interligando o sistema de alarmes que temos com o sistema de monitoramento, tornando o sistema mais eficiente e ágil, também estaremos instalando rastreadores nos veículos da Guarda Municipal e do Trânsito, objetivando termos um controle maior da localização destas viaturas e o operador na Central vai estar visualizando na tela a viatura naquele local”.

Prevenção

As Campanhas Educativas terão continuidade no próximo ano. Crespão afirma que uma nova planilha está sendo estudada para 2011. “Pretendemos trabalhar com seis campanhas educativas na área de trânsito. O nosso objetivo é trabalhar as quatro partes envolvidas no trânsito que são: condutores de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres, pois ter um trânsito mais ordenado e seguro é responsabilidade de todos. Não basta cobrar do condutor de veículo, do motociclista, do ciclista, ações no trânsito se não trabalhar com o pedestre. As campanhas devem iniciar em fevereiro e serão encerradas em novembro”.

Crespão destacou a continuidade da Campanha 12h de Operação e das palestras realizadas nas escolas. “Trabalhando com as crianças o comportamento no trânsito. Neste ano, já realizamos este trabalho em algumas escolas, primeiramente com as crianças e depois com a fiscalização na frente da escola para verificar se o que foi passado para as crianças, os pais realmente estavam aplicando”.

Sem nome %281144 x 250 px%29