O evento contou com a presença de prefeitos e secretários de saúde de várias partes do país e de palestrantes destacados, entre eles o ministro da Saúde Alexandre Padilha.
“Ficamos felizes com o resultado do evento e satisfeitos em ver que as propostas apresentadas pelos prefeitos vão de encontro com as preocupações do Ministério da Saúde, segundo afirmou o ministro Padilha”, destacou o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato. Ele, que é vice-presidente da Regional Sul na FNP, defendeu no evento a ampliação do número de vagas em 20% para os cursos de Medicina nas universidades e o fornecimento de uma bolsa de estudos desde o início do curso para os alunos interessados na formação de médico generalista. Em troca, eles teriam o compromisso de atuar no serviço público, por um determinado período após a conclusão do curso, auxiliando os municípios na melhoria da qualidade dos serviços de atenção primária de saúde, prestados à população. O incentivo à formação de médicos generalistas deverá ser feito com certo cuidado, uma vez que o país também precisa de profissionais de medicina especializados em diferentes áreas, observou o prefeito.
Conforme Schiavinato, as preocupações dos prefeitos municipais são semelhantes as levantadas pelos técnicos do Ministério da Saúde e indicam a necessidade de buscar alternativas para ampliar a oferta de profissionais para atendimento em saúde pública. Ele acredita também que com as decisões apresentadas durante o evento, que indicam maior flexibilização para a abertura de novos cursos de Medicina, Toledo terá mais facilidade para a implantação de um curso de Medicina, aproveitando a estrutura do Hospital Regional, que está sendo construído, e as universidades já instaladas em Toledo, interessadas no projeto.
Durante o encontro também foi discutida a possibilidade de ampliar as responsabilidades dos enfermeiros, para que estes profissionais também se somem no processo, visando suprir a deficiência atual de médicos no setor. Todas as propostas apresentadas pelos prefeitos durante o Seminário de Saúde deverão ser discutidas e analisadas por comissão técnica do Ministério da Saúde, que dará uma resposta aos prefeitos.
O ministro da Saúde participou do evento no sábado e inaugurou no domingo o Centro Municipal de Especialidades, de Vitória, que deverá ampliar o acesso da população a consultas especializadas entre outros procedimentos.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Flexibilização para cursos de Medicina deve beneficiar Toledo
O número de vagas para cursos de Medicina nas universidades deverá ser ampliado e também será flexibilizada a abertura de novos cursos e a regularização de profissionais com formação na área em outros países para atuar no Brasil. Estas foram algumas das questões discutidas durante o Seminário sobre Saúde, da Frente Nacional dos Prefeitos, em Vitória, no Espírito Santo, de quinta a sábado.
Mais lidas
- 1Mutirão em Vila Nova levará cuidado integral à população idosa
- 2Prefeitura de Toledo instaura processo administrativo do Hospital Regional
- 3Começa a 4ª Oster Toledo no Parque Ecológico Diva Paim Barth
- 4Paraná recebe 332 mil vacinas contra a gripe para início da campanha no próximo sábado
- 5Educação que transforma: Faculdade Donaduzzi conquista selo nacional inédito no Oeste do Paraná
Últimas notícias
- 1Mapa do Turismo no Campo é lançado com 13 atrativos rurais em Toledo
- 2Safra de verão da soja caminha para o fim com 82% já colhida no Paraná
- 3Escola de Pais aborda alimentação saudável em evento aberto à comunidade escolar
- 4Atendimento odontológico do Jardim Pancera será realizado na Vila Industrial durante etapa final de obra
- 5GT Tributário da ACIT avança na organização do primeiro evento de 2026 sobre Reforma Tributária




