Casa de not%c3%adcias 1144x150

POLÍTICA

Beto Lunitti e Adelar Holsbach serão os nomes apresentados pelo Conselho de Partidos às convenções partidárias

O Conselho de Partidos de Oposição, PMDB, PDT, PT, PSC, PSDC, PPL, PCdoB, esteve reunido na manhã desta segunda-feira (4), para firmar compromisso entre os partidos sob as pré-candidaturas de Beto Lunitti (PMDB) e Adelar Holsbach – o Pelanca que deverão ser apreciadas pelas convenções partidárias que devem acontecer nos próximos dias. Cerca de cem partidários, amigos e simpatizantes acompanharam e aprovaram as indicações que foram consensuais entre os partidos. O presidente do PMDB, Beto Lunitti comemorou o resultado do encontro e afirmou que as decisões foram construídas por todos os partidos. 

04/06/2012 - 18:06


O presidente do PDT, Ascânio Butzge avaliou que o encontro é resultado de uma caminhada de diversos meses. “Chegamos ao entendimento para que possamos nas nossas convenções homologar a decisão deste pacto para composição da eleição deste ano. Devo dizer que os partidos aliados estão bem afinados e entendidos politicamente, firmes nas suas posições, sabendo o que querem neste momento e também sabendo do que podemos e vamos oferecer para a sociedade de Toledo, através dos nossos pré-candidatos Beto e Pelanca”.

Butzge reafirma que Pelanca é o único pré-candidato do PDT para compor a majoritária que irá representar o Conselho. “É uma discussão esgotada dentro do PDT, onde nós temos o entendimento de que o nosso pré-candidato é o Pelanca. Numa oposição que deve ser homologada com o outro pré-candidato, o Beto Lunitti”.

O Presidente do PSC, Edinaldo Santos lembra a trajetória da construção do Conselho de Partidos, o qual o PSC fez parte.  “O PSC está junto desde o início e com esta consolidação o PSC se compromete a estar junto com o Conselho de Partidos para disputar as eleições 2012. É um compromisso assumido com as lideranças do PSC. O grupo PSC tomou esta decisão”.

O PSC que pretendia apresentar um pré-candidato para compor a majoritária reconsiderou pelo momento político. “Conversamos com os presidentes e com os meus pré-candidatos, com a minha diretoria, achamos por bem abrir mão da majoritária e disputar as eleições para vereadores. O PSC abriu mão para que o PDT dispute à majoritária”.

A Presidente do PPL, Rosane Lorenzetti avalia que a consolidação do Conselho de Partidos se deu pelo compromisso programático dos partidos parceiros. “Nós pensamos em um trabalho de melhorias para Toledo e juntamos os partidos para que possamos construir um Município melhor, porque um ou dois partidos se unindo não teriam a força que temos com a unidade destes sete partidos. Nós sentamos, conversamos e decidimos formar este Plano de Governo para dar uma estabilidade boa para o nosso pré-candidato Beto Lunitti”.

Para o presidente do PSDC, Antônio de Freitas (Zóio) comentou a escolha dos pré-candidatos. “Decidimos entre os presidentes aquele que era o melhor, no caso o Beto Lunitti e o Pelanca. Estamos preparados para as eleições de 2012 e com certeza proporemos o melhor para a nossa população. É isso que o PSDC pensa e isso que todo o grupo de oposição pensa”.

Valtair Caetano Apolinário, o presidente do PT afirmou que o compromisso firmado pelo Partido dos Trabalhadores sempre foi com a construção de um Projeto para Toledo. “Trabalhamos por uma proposta que contemplasse os anseios da população e para nós não faz diferença quem é o candidato a prefeito ou a vice-prefeito. O que o Conselho decidir será o nosso candidato a prefeito e a vice-prefeito. Para nós o mais importante é a proposta que está sendo construída e para que ela serve. No nosso entender ela precisa ser uma proposta que atenda a população de Toledo que é o maior patrimônio que temos”.

Apolinário referenda a escolha do Conselho de Partidos. “O conselho decidiu os nomes do Beto e do Pelanca e para o PT são estes dois nomes que irão nos representar. Quero ir mais longe, fomos felizes na escolha dos nomes, porque trata de duas lideranças respeitadas no Município de Toledo, dois empresários respeitados, pessoas de bem, honestas e sinceras e, com certeza, se virarem prefeito e vice-prefeito em Toledo, eu não tenho dúvida que a cidade vai avançar muito mais. O PT se sente contemplado nas discussões, no que foi deliberado”.

O deputado estadual, Elton Welter destacou o papel dos dirigentes partidários na condução do processo e disse acreditar na capacidade de cada dirigente. “Esse grupo é composto por pessoas que defendem propostas coesas e humanas. Cada um dos partidos precisou abrir mão de algumas posições para fortalecer essa parceria e contribuir com o processo democrático”, considerou.

Welter antecipou que nos próximos dias outras siglas devem se somar ao bloco de oposição. “Toledo merece nossa União”, defendeu.
O deputado reafirmou seu comprometimento com o projeto e reafirmou que fará todo o esforço para a mobilização e articulação da comunidade. “Compartilho do desejo de governar junto com os cidadãos de Toledo. Acredito na capacidade das lideranças que hoje formam essa parceria de sucesso e reafirmo meu compromisso de lutar lado a lado para que uma nova gestão possa se estabelecer e contribuir para com o crescimento de Toledo.

O presidente do PMDB, Beto Lunitti comemorou os resultados do Conselho e os compartilhou com os aliados. “Hoje as decisões tomadas nesta reunião do Conselho dos Partidos é produto de trabalho feito em várias mãos de forma harmônica entre partidos que compõem o Conselho. É um momento histórico na política de Toledo. Em 60 anos de Toledo nunca aconteceu um fato tão bom para a política de antecipações em um período pré-eleitoral com os partidos consciente de seu papel de coletividade e esta reunião sela os compromisso de pré-campanha”.

Beto Lunitti reafirma que todo o processo será discutido e homologado pelas convenções. “Vamos para as convenções com os nossos nomes como pré-candidatos do Conselho. Para nós é muito importante, porque ajusta todo um processo. Em termos de organização o conselho e a comunidade ganham com isso e naturalmente a condição política será feita de forma tranquila, harmônica e transparente”.

O peemedebista destaca que as convenções devem homologar os nomes e principalmente o Programa. “Todas as falas dos presidentes dos partidos e dirigentes partidários são uníssonas. Todos querem um governo de dialogo e democrático. Um governo com políticas de desenvolvimento econômico eficiente e eficaz. Querem políticas de desenvolvimento humano pautadas sempre na premissa de que as pessoas devem sempre ser o ponto principal na aplicação dos recursos públicos”.

O presidente do PMDB, agradeceu a confiança dos membros do Conselho ao escolherem seu nome e do vereador Adelar Holsbach. “Naturalmente que fico honrado e feliz e aproveito o momento para agradecer a todos àqueles que estão neste conjunto, neste conselho, seja filiados, dirigentes, simpatizantes, enfim, todos aqueles que demonstraram muito interesse sobre a minha pré-candidatura a prefeito e por consenso por unanimidade a indicação do vereador, presidente da Câmara de Toledo, o Pelanca para ser o pré-candidato a vice desta chapa de oposição”. 

Sem nome %281144 x 250 px%29