1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Gestores do terceiro setor terão cursos de administração e prestação de contas

O governador em exercício Flávio Arns assinou, na segunda-feira (04), o termo de cooperação para a capacitação profissional de 10 mil gestores do terceiro setor paranaense. A parceria com o Sebrae/PR e o Tribunal de Contas do Estado irá oferecer formação em gestão empreendedora para integrantes de cinco mil entidades.

05/06/2012 - 06:27


Os cursos serão gratuitos e desenvolvidos na modalidade à distância, com duração de 75 horas. A intenção é municiar as organizações não governamentais com conhecimentos nas áreas administrativa, de planejamento, controles financeiros e de prestações de contas. “Queremos o terceiro setor forte e estruturado para continuar contribuindo para o desenvolvimento social do povo paranaense”, disse Arns, citando como exemplo as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). A Secretaria de Assuntos Estratégicos será a gestora do programa.

CAPACITAÇÃO – As inscrições para participar do treinamento são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.seae.pr.gov.br. Os cursos serão certificado pelas entidades parcerias e as vagas serão limitadas. Serão três módulos: Análise e Planejamento Financeiro, Gestão da Qualidade: Visão Estratégica e Gestão Empresarial Integrada; Lei de acesso à Informação na Visão do Tribunal de Contas e Prestação de Contas de Transferências.
De acordo com Julio Cezar Agostini, diretor operacional do Sebrae Paraná, serão abertas 600 vagas por mês, 200 para cada módulo. “Com um serviço profissional e boa gestão esses órgãos irão contribuir para o desenvolvimento do Paraná”, disse.
O módulo sobre gestão da prestação de contas dos recursos públicos será oferecido pelo Tribunal de Contas do Paraná. “Essa é uma área em que os órgãos do terceiro setor têm dificuldades, pois seus gestores não têm conhecimento da legislação. A capacitação é fundamental para obtermos mais eficiência na aplicação dos recursos”, disse o conselheiro Fernando Guimarães, presidente do Tribunal de Contas.

BOAS PRÁTICAS – Outra intenção dos organizadores é a identificação de projetos e boas práticas administrativas aplicadas nas entidades. Elas serão escolhidas como exemplos para serem utilizadas em outras instituições. “Ao final do processo, teremos um banco de dados de instituições, projetos e práticas bem sucedidas que poderão ser referência para as instituições que atuam no Paraná”, disse Arns.
Para Rosita Wilner, diretora da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), a oferta de capacitação é uma conquista que irá melhorar a gestão dos recursos. “Considero muito importante e um avanço no terceiro setor do Paraná. Tenho certeza que irá gerar benefícios e qualidade no atendimento”, disse ela.
Rosita destacou a importância para as administrações dos hospitais. “É uma área delicada, que precisa de conhecimento e troca de experiências. É a primeira vez que teremos esse tipo de capacitação”, afirmou. Existem no Paraná 103 hospitais beneficentes e Santas Casas.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29