Nestes 43 anos, 28 presidentes comandaram os destinos da entidade e muito se avançou em termos de conquistas, como a duplicação de rodovias, ferrovia, hospital público e universidade gratuita. Porém, há muito ainda por se fazer, declara Schiavinato. “As bandeiras de luta estão mais vivas do que nunca. Não deixamos de sonhar com o nosso aeroporto regional: basta observar o boom que o Aeroporto de Cascavel experimenta: são três companhias aéreas com vôos quase sempre lotados”, destaca.
A Amop luta ainda pela construção de ambulatórios dos consórcios intermunicipais de saúde, pela implantação gradativa de escolas em período integral, pela melhoria da qualidade das estradas estaduais e federais e outras conquistas. “Cremos que os avanços são nítidos. Hoje quase não se vê mais reprovação de contas de prefeituras em nossa região, tal qual acontece com outras partes do Paraná e do Brasil”, acentua.
Segundo o presidente da Amop, a entidade vive um novo momento, especialmente com a aproximação ainda maior da parceria com a Itaipu Binacional e com o PTI (Parque Tecnológico de Itaipu), que está lançando sementes promissoras para um futuro ainda mais dinâmico. “A instalação de uma sala de prefeitos no PTI, a qualificação de multiplicadores do Siconv (Sistema de Convênios do Governo Federal) e a melhoria das conexões e velocidade de comunicações via fibra ótica estão em nosso horizonte em curto prazo”, declara.
A festa de aniversário da Amop, realizada nesta terça-feira (5/6), contou com a presença de prefeitos e prefeitas, jornalistas, secretários municipais, chefes regionais de núcleos e outras autoridades. O evento serviu também para lançamento de três importantes eventos do calendário anual da Amop: O 7º Prêmio Amop de Jornalismo, o 7º Fermop (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná) e o 4º Campeonato de Futebol da Amop.
Da Assessoria
GERAL
Amop lança eventos, enaltece a história e comemora 43 anos
A história da maior entidade municipalista do Paraná, a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), que comemora 43 anos de fundação, foi celebrada nesta terça-feira (5), em evento realizado em sua sede, em Cascavel. Com 52 municípios associados, a Amop foi criada em 9 de junho de 1969, tendo como primeiro presidente Julio Werner Hackradt, prefeito de Foz do Iguaçu. Hoje, presidida por José Carlos Schiavinato, prefeito de Toledo, a Amop consolida-se como baluarte dos interesses oestinos, defensora da unidade regional e elo entre os interesses maiores da região.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 2Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 3Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 4Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 5Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs