Nestes 43 anos, 28 presidentes comandaram os destinos da entidade e muito se avançou em termos de conquistas, como a duplicação de rodovias, ferrovia, hospital público e universidade gratuita. Porém, há muito ainda por se fazer, declara Schiavinato. “As bandeiras de luta estão mais vivas do que nunca. Não deixamos de sonhar com o nosso aeroporto regional: basta observar o boom que o Aeroporto de Cascavel experimenta: são três companhias aéreas com vôos quase sempre lotados”, destaca.
A Amop luta ainda pela construção de ambulatórios dos consórcios intermunicipais de saúde, pela implantação gradativa de escolas em período integral, pela melhoria da qualidade das estradas estaduais e federais e outras conquistas. “Cremos que os avanços são nítidos. Hoje quase não se vê mais reprovação de contas de prefeituras em nossa região, tal qual acontece com outras partes do Paraná e do Brasil”, acentua.
Segundo o presidente da Amop, a entidade vive um novo momento, especialmente com a aproximação ainda maior da parceria com a Itaipu Binacional e com o PTI (Parque Tecnológico de Itaipu), que está lançando sementes promissoras para um futuro ainda mais dinâmico. “A instalação de uma sala de prefeitos no PTI, a qualificação de multiplicadores do Siconv (Sistema de Convênios do Governo Federal) e a melhoria das conexões e velocidade de comunicações via fibra ótica estão em nosso horizonte em curto prazo”, declara.
A festa de aniversário da Amop, realizada nesta terça-feira (5/6), contou com a presença de prefeitos e prefeitas, jornalistas, secretários municipais, chefes regionais de núcleos e outras autoridades. O evento serviu também para lançamento de três importantes eventos do calendário anual da Amop: O 7º Prêmio Amop de Jornalismo, o 7º Fermop (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná) e o 4º Campeonato de Futebol da Amop.
Da Assessoria
GERAL
Amop lança eventos, enaltece a história e comemora 43 anos
A história da maior entidade municipalista do Paraná, a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), que comemora 43 anos de fundação, foi celebrada nesta terça-feira (5), em evento realizado em sua sede, em Cascavel. Com 52 municípios associados, a Amop foi criada em 9 de junho de 1969, tendo como primeiro presidente Julio Werner Hackradt, prefeito de Foz do Iguaçu. Hoje, presidida por José Carlos Schiavinato, prefeito de Toledo, a Amop consolida-se como baluarte dos interesses oestinos, defensora da unidade regional e elo entre os interesses maiores da região.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



