1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Sebrae/PR lança mais uma edição Empretec em Toledo

Ministrado no Brasil e no exterior, o Empretec é conhecido por transformar as atitudes e comportamento dos participantes. A metodologia, reconhecida em mais de 30 países e aplicada no Paraná pelo Sebrae/PR, por meio do Sebrae Mais - Programa para Empresas Avançadas - será apresentada em Toledo na próxima segunda-feira, dia 11, às 19h30 no escritório da entidade no município.

05/06/2012 - 13:43


Segundo a consultora do Sebrae/PR, Deborah Steiner França, o Empretec, oferecido em forma de seminário, acontece na cidade apenas uma vez por ano, desde 1995. De lá para cá, 185 empretecos, como são chamados os participantes do programa, já foram capacitados. "É um seminário intenso que ajuda no desenvolvimento das habilidades pessoais e, por conseguinte, no desempenho empresarial dos participantes", ressalta.
Na avaliação da médica e gestora hospitalar do Toledo, Michelle Okano, que participou do Empretec no ano passado, o seminário foi um "treinamento de choque", no qual foi possível sair de sua zona de conforto e amadurecer. "Para profissionais liberais, que entendem da parte técnica e operacional, conhecer a si mesmo, na hora de administrar um negócio e gerenciá-lo, é sempre um grande aprendizado. Para mim, que já estava na área da gestão hospitalar, foi um despertar", salienta.
Para Michelle Okano, o aprendizado que o Empretec proporciona era exatamente aquilo que ela buscava para melhorar seu desempenho. "Hoje eu não clinico mais, estou na parte administrativa do hospital e eu buscava uma capacitação nesse sentido, que me fizesse enxergar minhas habilidades, que provocasse meus sentidos. As dinâmicas do Empretec mostram a verdade e, posso dizer que, das 30 competências do empreendedor, nas 30 eu tinha coisas a lapidar para melhorar", exclama.
A consultora do Sebrae/PR complementa que antes da abertura de inscrições para uma nova turma, empresários são convidados a participar da palestra de lançamento do Empretec. "O evento, que dura cerca de uma hora e meia, mostra como funciona o seminário para que os interessados analisem se é momento de participar. Além disso, eles têm a oportunidade de ouvir o depoimento de algum empresário que já participou da capacitação. Um exemplo real da aplicabilidade do Empretec."
As inscrições para a palestra, que é indicada a empresários de micro e pequenas empresas de quaisquer segmentos, devem ser feitas até esta quarta-feira, dia 6, e não há custo de investimento. "Basta que os interessados entrem em contato com o Sebrae/PR em Toledo, no escritório na entidade ou pelo telefone (45) 3252-0631", indica Deborah França.
Para participar efetivamente do Empretec, os empresários interessados terão de candidatar-se ao seminário e marcar entrevistas individuais com profissionais capacitados pelo Sebrae/PR. "Temos o cuidado de selecionar turmas homogêneas e que estejam num mesmo perfil empreendedor. Por isso, participar da palestra de lançamento é de suma importância, pois o empresário poderá perceber se o Empretec se encaixa naquilo que ele deseja realmente", adverte.

Cronograma
O primeiro passo, conhecer o Empretec, acontece por meio da palestra de lançamento, programada para dia 11 de junho, das 19h30 às 21h As inscrições para a palestra são gratuitas e devem ser feitas até dia 6 de junho.
A próxima etapa são as entrevistas com os interessados em participar do Empretec, estas são individuais e poderão ser marcadas de 18 a 22 de junho. Com base no resultado das entrevistas é que a turma 2012 do Empretec, em Toledo, será formada e o seminário, em si, acontecerá de 9 a 14 de julho.
"Todas as etapas são importantes uma vez que o seminário é considerado de imersão total, já que dura seis dias seguidos e tem uma carga horária que vai das 8h às 18h. É uma capacitação intensa e que vai exigir disciplina e dedicação total do participantes", enfatiza Deborah França, do Sebrae/PR.

Sucesso
Pesquisa realizada pelo Instituto Ver, a pedido do Sebrae Nacional, identificou que o Empretec contribui para que os participantes tenham uma propensão maior em tornarem-se empreendedores, mesmo não sendo empresários. Os dados mostraram que, aproximadamente 88% dos participantes apresentaram maior nível de empregabilidade. O perfil traçado também revelou que pouco mais da metade deles têm o ensino superior e que 19% são pós-graduados.
Na pesquisa, 80% dos entrevistados que já são empresários declararam que o Empretec contribuiu na ampliação do faturamento e aumento de lucros em seu negócio. Além disso, 73% dos empresários participantes apresentaram melhorias no preparo de metas, planos e projetos, bem como na identificação de novas oportunidades de negócios.
A informalidade também perdeu espaço com o Empretec. Dos participantes, 87% eram formalizados, sendo que, após o seminário, o percentual de empresários que legalizaram seus negócios pulou para 94%.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29