Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Centenário: Cartas de Helena Kolody São Expostas no Colégio Estadual Novo Horizonte

A biblioteca do Colégio Estadual Novo Horizonte, em Toledo, está guardando um pequeno tesouro para aqueles que admiram a obra da poetisa Helena Kolody. Publicações originais de livros, reportagens de época, cartas e cartões postais escritos pelo próprio punho de Helena estão expostos no espaço, para que alunos e professores tenham um contato mais vívido com a poetisa.

05/06/2012 - 13:53


Os materiais fazem parte do acervo pessoal do diretor do colégio, o professor Sadi Nunes da Rosa, um admirador de Helena que a conheceu na década de 80, e nos anos seguintes trocou correspondências com ela. “Em 1989 eu fui um dos vencedores de um prêmio literário em homenagem a Helena Kolody, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, foi aí que eu a conheci e mantive contato com ela por correspondência”, relata o diretor. Na época, Helena escreveu o prefácio do livro de poesias de estréia de Sadi, intitulado “Fogo Verde”. “Como nós tinhamos pouco material na escola, eu resolvi tornar esse acervo disponível para que os alunos tenham contato não apenas com a obra dela, mas também a sintam mais viva, mais presente na vida deles através dos seus manuscritos”, afirma.

Ilustrações
De acordo com a pedagoga Rozilene Maria Moraes, além da exposição do acervo, os educadores do Colégio estão desenvolvendo diversas atividades com os alunos. “Nós iniciamos esse bimestre com o estudo da biografia dela e a leitura dos seus poemas. Também lançamos o concurso de ilustrações de poemas, no qual iremos premiar os três melhores trabalhos e conceder 10 Menções Honrosas”, explica. A entrega da premiação será realizada no dia 11 de outubro, véspera do centenário de nascimento de Helena Kolody, em cerimônia especial no Colégio.

Sala de Aula
A professora de Língua Portuguesa, Ângela de Fátima Martins, diz que já tinha trabalhado a obra da poetisa com seus alunos em outros anos, mas nunca de forma tão aprofundada. “A Helena Kolody tinha uma sensibilidade muito grande, e uma maneira única de retratar a natureza, a vida, os sentimentos. Os alunos adoraram, porque são textos simples com que eles se identificam”, comenta. Ela citou algumas da poesias preferidas dos alunos: Cantiga de Roda, Jovem e Lição. “Os alunos do 6º ano adoraram Cantiga de Roda, principalmente quando descobriram de quem a poesia falava, pois não está claramente dito”, completa.
Embora desde 2002 a biblioteca do Colégio leve o nome da poetisa, muitos alunos nunca tinham ouvido falar dela. “Até esse ano eu não conhecia a Helena Kolody, não sabia quem era. Achei legal estudar as poesias dela, e ver as fotos na biblioteca”, comentou a aluna do 9º ano, Arieli Cristina do Nascimento Rodi, que estava ilustrando o poema Jovem, para o concurso de redações. 

Helena Kolody
A poetisa Helena Kolody nasceu em Cruz Machado em 12 de outubro de 1912. Filha de ucranianos, escreveu aos doze anos seus primeiros versos, tendo o primeiro poema publicado aos dezesseis. Aos 20 anos, Helena iniciou a carreira de professora do Ensino Médio e inspetora de escola pública. Foi uma das poetisas mais importantes do Paraná.
Para o professor Sadi Nunes, a idéia da Secretaria de Estado da Educação, de lançar as comemorações ao centenário de nascimento de Helena Kolody nas escolas, foi excelente. “Helena é uma das principais poetas paranaenses, mas ela era conhecida somente no meio literário. Então é importante que a comunidade escolar, que os paranaenses em geral, conheçam a sua obra”, finaliza.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29