1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Museu recebe doação de consultório da década de 50

 O Museu Willy Barth ganhou novas peças para compor o seu acervo. Um consultório dentário da década de 50 foi doado ao Museu pelo primeiro dentista do município, Lamartine Braga Côrtes, que também foi um dos primeiros cirurgiões da região. O pioneiro e ex-vice-prefeito de Toledo repassou os equipamentos, que foram utilizados por ele, ao longo de anos de profissão em Toledo.

06/06/2012 - 11:21


“Ele ajudou - e continua a ajudar - a construir a história da cidade”, comenta Lourdes Barbieri, do Museu Histórico, que recebeu os materiais. Larmartine veio a Toledo em meados de 1955, logo após formar-se cirurgião dentista, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná, em Curitiba, onde nasceu.
Para Lamartine a doação é uma honra, para ele e para toda família que cresceu aqui, pois sabe que estará contribuindo para eternizar a história de Toledo. “É um privilégio fazer parte da história deste município. As memórias estarão sempre vivas. Quem visitar o Museu terá o privilégio de conhecer um pouco da história da época. Fico feliz que agora o equipamento, pioneiro no Oeste, que se junta a outras peças, contribuirá para que a história de Toledo seja eterna”, salienta o pioneiro. “Preservar os objetos de valor histórico, cultural e artístico, é o maior objetivo que justifica a origem e a existência dos museus”, completa Lamartine.
A responsável pelo Museu de Toledo, Lourdes Barbieri destaca que todos os objetos, documentos e fotografia expostos no Museu Willy Barth foram doados. “A população tem um papel fundamental no processo de construção da história, pois através das doações, de peças de valor importante para a história e preservação da memória, os acervos passam por constantes renovações”, acrescenta. “A doação feita pelo ex-prefeito é um conjunto de peças inéditas, distintas de todas as peças expostas”, destaca.
O Museu Histórico Willy Barth de Toledo foi criado em lei em 1974, entrando em funcionamento em 1984. O acervo conta, atualmente, com cerca de 15 mil peças, doadas pelos munícipes. “Foram feitas campanhas junto à comunidade para obter doações. Desde então a população tem contribuindo com doações de peças, documentos e fotografias”, explica Anésio Vitto, funcionário do museu. “O objeto tem um função social. Recebemos peças constantemente. Quando o cidadão doa, ele assina um documento confirmando a doação”, acrescenta.
Semana do Museu – Há alguns anos o Museu Histórico de Toledo faz parte do catálogo nacional da Semana de Museus, onde são apresentadas todas as exposições do Brasil. Em 2012, de 14 a 20 de maio, comemora-se a décima edição da semana, idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Democrática, a Semana conta com a adesão dos museus e outros lugares de memórias, como arquivos, bibliotecas, casas de cultura, redes sociais, galerias, entre outros. Em 2011, participam do evento 1.006 instituições, que promoverão cerca de 3.080 eventos em mais de 500 cidades de todo o país.
Sem nome %281144 x 250 px%29