“Com a resolução dos exercícios, os estudantes desenvolvem a capacidade de pensar matematicamente, a criatividade e o conhecimento de métodos que possibilitam a resolução de problemas de ordem geral”, disse Maria Cristina Theobald, diretora do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação.
Participam alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. A divulgação dos classificados para a segunda fase será no dia 15 de agosto. As provas desta etapa ocorrem um mês depois e a lista final dos premiados sai em 30 de novembro.
A Obmep é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática. O número de estudantes convidados a participar do programa de iniciação científica júnior, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), será de 4,5 mil alunos. Ainda serão distribuídas 46,2 mil menções honrosas e premiações a mil professores.
Para o estudante do 9.º ano Gabriel Alher, 13 anos, do Colégio Estadual Xavier Silva, de Curitiba, que recebeu a medalha de bronze em 2010, a olimpíada é um estímulo para conhecer melhor a matemática. “É uma experiência importante e um grande incentivo, principalmente com o projeto de iniciação científica (PIC), que nos faz querer aprender ainda mais”, contou.
PARANÁ
A educação paranaense tem participação expressiva nas olimpíadas de matemática. No ano passado, o Estado foi destaque na Região Sul. Os alunos paranaenses (de escolas municipais, estaduais e federais) foram premiados com 28 medalhas de ouro, 61 de prata e 104 de bronze. Ainda foram entregues 786 menções honrosas.
A participação é viabilizada pelo Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação, que encaminha aos 32 Núcleos Regionais, as informações referentes às inscrições e divulgação de resultados. “O Paraná tem sido destaque nas últimas edições, o que demonstra o trabalho efetivo, em sala de aula, dos professores de matemática da rede estadual de ensino”, destacou Cristina Theobald.
Da AE Notícias
EDUCAÇÃO
Mais de 1 milhão de alunos participam da Olimpíada Brasileira de Matemática
Mais de 1,1 milhão de estudantes da rede de ensino do Paraná estão inscritos na primeira fase da 8.ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), aplicada terça-feira (5). Em todo Brasil são 19,2 milhões de estudantes, segundo o Ministério da Educação (MEC), de 46 mil escolas em 5.524 municípios. A olimpíada explora conhecimentos de conceitos matemáticos dos alunos.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 2Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 3Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 4Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 5Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs