De acordo com o professor responsável por desenvolver o trabalho com os alunos, Neimar Proença, a proposta do trabalho de arte indígena foi representar a cerâmica Marajoara, que tem como característica marcante o relevo, e a arte plumária com cocares. “Como nós não conseguimos fazer cerâmica na escola, pela dificuldade de lidar com os materiais, optamos por representar a cerâmica com materiais alternativos, como garrafa pet, fita crepe, amido de milho e cola.”, explica Neimar. A exposição encanta pela riqueza de cores e o capricho na organização e apresentação dos trabalhos.
Já a exposição de fotografias 3D, mostra o resultado de uma aula, onde a proposta era simular uma situação de uso de iluminação de ataque e luz secundária, para dar dramaticidade à cena. “O objetivo era entender os elementos formais da fotografia, mas os alunos foram muito além, produzindo um material rico e expressivo”, comenta o professor. O tema era livre, mas a maioria dos alunos optou por cenas macabras, releituras de filmes e lendas urbanas.
De acordo com Neimar, os equipamentos utilizados para fotografar eram todos de propriedade dos alunos, como câmeras digitais e celulares, e a iluminação feita com lanternas e rebatedores confeccionados em papel alumínio. O efeito 3D foi adicionado posteriormente, utilizando o software livre Gimp. As exposições estarão abertas ao público até o dia 15 de junho.
Da Assessoria - NRE
EDUCAÇÃO
Premen realiza Exposições de Arte
O Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen), em Toledo, realiza durante este mês, duas exposições com trabalhos dos alunos das turmas de 1º e 2º anos do Ensino Médio na disciplina de arte. Os trabalhos estão expostos no hall de entrada e na biblioteca do colégio para a apreciação de alunos e visitantes, e fazem alusão a arte indígena e a fotografia 3D.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 2Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 3Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 4Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 5Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná