Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Estado alerta para casos de Gripe A; em Toledo a vacina está liberada para doentes crônicos

A Secretaria da Saúde confirmou 36 casos e uma morte por gripe A (H1N1) no Paraná em 2012. O Estado ampliou os exames para diagnosticar mais tipos de vírus respiratórios no Laboratório Central do Estado (Lacen) e aumentou as unidades-sentinelas em diversos municípios. Toledo a vacina está disponível até sexta-feira (15), para as pessoas com doenças crônicas, como cardiopatias, diabetes, renais crônicas, doenças hepáticas e os imunodeprimidos.

 

06/06/2012 - 15:02


Os principais sintomas da gripe A (H1N1) são febre repentina; tosse; dor de garganta; dor de cabeça; dores musculares, dores nas articulações, dores nas costas; falta de ar; cansaço e calafrio.

De acordo com a orientação da enfermeira do setor de epidemiologia, Carmem Garbin o público alvo deve ficar atento aos prazos de vacinação. “As pessoas portadoras de doenças crônicas devem procurar as unidades de saúde, nos horários de cada unidade, para receber a vacina. Nesta quinta-feira as unidades estão fechadas, mas na sexta-feira o atendimento é normal”.

Carmem adverte que se não houver procura do público alvo as vacinas remanescentes podem ser liberadas para a população em geral. “No ano passado as vacinas que sobraram nós liberamos para os interessados, mas a prioridade é o público alvo. Se não houver procura e sobrar vacinas poderemos liberar”.

No sábado (16), é dia de vacinação antipólio e o público alvo são crianças de 0 a 4 anos. “Neste dia só faremos a vacina antipólio”, adverte a enfermeira.

Fique atento as recomendações para prevenção de infecções respiratórias:

• Higienize as mãos frequentemente utilizando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar;
• Utilize solução de álcool gel após a higiene das mãos;
•Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca após contato com superfícies (mesas, computadores de uso comum, maçanetas, botões de elevador, entre outros);
•Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos pessoais;
•Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável;
•Sempre que possível, evite aglomerações ou locais pouco arejados;
•Mantenha ambientes ventilados, inclusive em transportes coletivos;
•Adote uma rotina frequente de limpeza dos sistemas de ar condicionado;
•Evite o contato próximo com portadores de síndromes gripais ou outras doenças respiratórias;
•Adote uma rotina frequente de limpeza do ambiente em que vive.

Por Selma Becker com informações AENotícias 

Sem nome %281144 x 250 px%29