De acordo com o coordenador da divisão de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde, Léo Kriger, desde que foi adicionado o flúor na água reduziu-se em 53% o índice de cáries na população paranaense. “Ficou comprovado que apenas o contato com o flúor com os dentes já contribui para a prevenção das cáries, mesmo que a pessoa não beba a água fluoretada”, diz.
A fluoretação das águas no abastecimento público iniciou por Curitiba, em 1958, por iniciativa de Omar Sabag, então diretor do Departamento de Águas e Esgoto do Estado. “Como era engenheiro e professor de Hidráulica da Universidade Federal do Paraná, ele conheceu os efeitos benéficos do flúor na prevenção de cáries enquanto cursava mestrado e especialização em Engenharia Sanitária na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e implantou a experiência em Curitiba, onde atuava”, explicou Kriger.
Em 1962, Cornélio Procópio, no norte do estado, implantou o mesmo sistema, seguido por União da Vitória e Maringá em 1969, Jacarezinho e Umuarama em 1971, Londrina em 1972, São José dos Pinhais e Pinhais em 1974, Telêmaco Borba em 1977, Primeiro de Maio, Paranavaí, Colombo e Bela Vista do Paraíso em 1979 e Cascavel e Mandaguari em 1982.
Somente em 1982, com a criação do GT Odonto do Ministério da Saúde, houve incentivo do governo federal para que os estados intensificassem a fluoretação das águas tratadas em todo país. “Nesta época, apenas 16 municípios paranaenses contavam com aplicação de flúor na água tratada”, enfatizou o coordenador.
No ano de 1983, o então governador José Richa determinou que a Secretaria Estadual da Saúde e a Sanepar ampliassem a fluoretação a todos os municípios paranaenses abrangidos pela companhia de saneamento do Estado. Atualmente a Sanepar estuda soluções técnicas para incluir a fluoretação das águas de abastecimento nos nove municípios restantes e atender plenamente todo o Paraná.
SEMINÁRIO – O evento será realizado das 8h às 18h, com apresentação das evidências do impacto da fluoretação de águas no Brasil e no Paraná. As inscrições poderão ser feitas no local do evento. Veja a programação completa:
http://www.sesa.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2367&tit=1106-Seminario-Fluoretacao.
Da AE Notícias
SAÚDE
Seminário vai discutir vantagens do flúor na água para a saúde bucal
A Secretaria de Estado da Saúde e a Sanepar promovem nesta segunda-feira (11), no Canal da Música, em Curitiba, o seminário “2012 – 30 anos da expansão da fluoretação das águas de abastecimento do Paraná”. Atualmente, 390 municípios do Estado recebem água tratada com flúor. Isto faz do Paraná um dos estados com o menor índice de cáries do País.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica