1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Toledo terá dupla representatividade na Rio+20

Toledo irá participar, nesta semana, da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio +20, que acontece de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. O projeto TooPedalando, programa público de aluguel de bicicletas desenvolvido inteiramente em Toledo concorre na categoria projeto sustentabilidade urbana. Além do Toopedalando, o município também terá uma representante no seminário “BiodiverCIDADE”, um dos diversos encontros simultâneos que acontecerão na Rio+20.

11/06/2012 - 13:35


O TooPedalando foi apresentado no “I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria” da Frente Nacional dos Prefeitos e selecionados entre 40 práticas de todo o Brasil, em maio deste ano. O TooPedalando será umas das práticas em destaque, expostas na Rio+20, no estande da FNP.
Para o assessor de Captação de Recursos da prefeitura de Toledo, Luiz Alberto Cypriano, a exposição na Rio+20 colocará o município em destaque no cenário mundial do desenvolvimento sustentável. “Toledo destaca-se no mapa mundial com essa proposta. O programa dessa natureza não é uma novidade, sobretudo, o nosso projeto tem uma inovação em relação aos programas de alugueis de bicicleta pelo mundo. O TooPedalando é totalmente gratuito”, ressalta Cypriano. “É um transporte alternativo limpo, que melhora o fluxo de veículos no meio urbano, faz com que as pessoas façam atividades físicas e atinge todas as classes sociais. Esse é o caráter inovador”, acrescenta o assessor.
Segundo o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, além da visibilidade para todo mundo, de um projeto público eficiente, o município é apontado como referência no crescimento limpo. “Toledo é reconhecido no Brasil por várias ações. Nós tivemos a oportunidade de participar da Frente Nacional dos Prefeitos, levando este projeto e o levaremos também para o Rio + 20. Ficamos muito honrados que o nosso programa foi selecionado”, destaca Schiavinato.
De acordo com Cypriano, com a participação na Rio+20, a ideia é trazer experiências e novos projetos para o município, voltados ao desenvolvimento sustentável. “A ideia é colher subsídios, trazer experiências exitosas e inovadoras nessa área de crescimento sustentável. Aproveitando algumas destas ações para Toledo”.
Ainda, conforme Cypriano, a Rio+20 trará alguns benefícios para o município. “Facilidade de encaminhar e fazer projetos. Ser reconhecido nacionalmente e internacionalmente por uma cidade de gestão séria. Com isso, teremos uma facilidade maior ao acesso às fontes de financiamento e recursos não reembolsáveis”, confirma.

BiodiverCIDADE - Além do programa de aluguel de bicicletas, Toledo terá um representante no seminário “BiodiverCIDADE: Como considerar a Biodiversidade na Gestão do Meio Urbano”, umas das centenas de atividades que serão realizadas simultaneamente, na Rio+20. A bióloga Lilian Queli Cardoso, do Parque das Aves, foi uma das 30 pessoas convidadas pelo Ministério do Meio Ambiente, para acompanhar a oficina. Lilian é uma das autoras do projeto municipal “Caminhos do parque: uma estratégia para conservação de áreas verdes urbanas”, inscrito no Ministério do Meio Ambiente e que motivou o convite para a sua participação no seminário.
Para a bióloga e gestora de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente de Toledo, é gratificante para o município participar da Rio+20. “É o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado em Toledo. Há muito tempo vem sendo pensada a gestão urbana, tendo essa preocupação com o meio ambiente. O município trabalha diretamente com essa diversidade e o resultado é a participação com dois projetos no RJ”, frisou a bióloga.

Rio+20 - O encontro das Organizações das Nações Unidas (ONU), Rio+20, será uma conferência no Rio de Janeiro para discutir o meio ambiente, a economia verde, a erradicação da pobreza e a governança internacional para o desenvolvimento sustentável.
O intuito da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes. A Rio+20 terá dois temas principais: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”; e “A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.
A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16  e 19 de junho, serão programados os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos chefes de estado e de governo dos países-membros das Nações Unidas.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29