“A droga existe, mas muitos não conhecem suas consequências, diferenças, sintomas ou o que pode ser feito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) todas as drogas tem um malefício para o organismo – sejam licitas ou ilícitas. O fato de algumas serem legalizadas como o cigarro ou a bebida alcoólica, não a transforma em menos droga”. Aragão complementa que em alguns países é proibido ingerir bebida alcoólica na rua. Por sua vez, no Brasil existe está liberação. “Há algumas tentativas do Governo de reprimir ou liberar de vez. A bebida alcoólica em geral é a porta de entrada para as outras drogas”.
Diálogo
O secretário do Comad, Jarbas Aragão, destaca para a importância do diálogo na família. “Os pais ou responsáveis não devem fugir do assunto (droga) ou tratá-lo como tabu. É preciso não ter receio de solicitar ajuda quando necessária, seja para a rede pública, educação, saúde, enfim, meios que possam evitar a perda do controle dentro de casa e, consequentemente na sociedade”.
Esclarecimento
Aragão relata que 2012 é o terceiro ano em que o Comad realiza este trabalho de alerta e conscientização. “Ouço de muitos pais que o esclarecimento às vezes é fundamental para que ele possa intervir na vida do filho antes de se perder o controle. A instrução dos pais será fundamental para que este pai possa identificar o problema em seu lar e combatê-lo antes de ficar fora de e controle. O nosso lema é colaborar para a prevenção, pois se não for bem feita agora, nós iremos trabalhar na repreensão. Para cada R$ 1 investido em prevenção se economiza R$ 7 na recuperação preconiza a Organização Mundial de Saúde”.
GERAL
OMS preconiza que cada R$ 1 investido em prevenção contra o uso de drogas, economiza-se R$ 7 no tratamento
O Conselho Municipal siobre Drogas de Toledo (Comad) em parceria com a Secretaria de Assistência Social começou a desenvolver o projeto permanente de prevenção ao uso de drogas. O público-alvo é o pai ou o responsável. Neste mês, aconteceu a primeira palestra para aproximadamente 30 pais que fazem parte do Programa Bem Toledo. O próximo encontro deve acontecer em julho, na Vila Pioneira. O secretário do Comad, Jarbas Aragão, explica que o objetivo da campanha é alertar os pais ou os responsáveis pelo jovem que a droga está cada vez mais presente na sociedade.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados




