Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Sebrae/PR promove encontro para cidades empreendedoras, no Oeste

Representantes e gestores de prefeituras municipais e de entidades de fomento ao empreendedorismo, no oeste paranaense, estão convidados a participar do I Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento, promovido pelo Sebrae/PR, por meio do Programa Cidade Empreendedora. O evento acontece nesta quarta-feira, dia 13, das 8h15 às 17h15, no escritório da entidade em Cascavel.

11/06/2012 - 14:27


De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Alan Alex Debus, o encontro é uma das atividades do Programa Cidade Empreendedora, mas extensivo à participação de todos os municípios. "Hoje, temos 23 cidades participando do Programa, que auxilia na implantação de ações de desenvolvimento com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Contudo, o Sebrae/PR abre o evento para que as demais prefeituras da região possam participar e trocar experiências de sucesso", explica Debus.
Na programação do I Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento, além da apresentação de ações bem-sucedidas de 19 cidades, serão apresentadas duas palestras. Pela manhã, o prefeito Edgar Bueno, de Cascavel, vai explanar sobre as ações e atividades desenvolvidas em sua gestão, que conquistaram o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Melhor Projeto Nacional - Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual.
À tarde, os participantes assistirão à palestra "Fixação de renda como estratégia de desenvolvimento", ministrada pelo administrador de empresas, Gilmar Barboza. "Com esse enfoque, o palestrante deve abordar questões como ‘Para onde vão os recursos do município?' e, com isso, fomentar a discussão das possibilidades e políticas públicas que façam com que o dinheiro circule na cidade. Uma das formas disso acontecer é dando mais força às micro e pequenas empresas locais", indica Alan Debus.

Ações inteligentes
Dentre os temas já confirmados pelos municípios, que farão apresentações no evento, estão experiências relativas à desburocratização, na voz de representantes de Santa Lúcia e Tupãssi; associativismo, com gestores de Toledo e Maripá; educação empreendedora, com exemplos de Corbélia e Matelândia; acesso a mercado, nas ações desenvolvidas em Boa Vista da Aparecida, Lindoeste e Pato Bragado; e relacionadas à tributação, com a equipe de Vera Cruz do Oeste.
Ainda fazem parte das trocas de experiências casos de sucesso referentes ao Empreendedor Individual, com as cidades de Capitão Leônidas Marques, Marechal Cândido Rondon e Quatro Pontes; inovação, apresentada pelas ações de Entre Rios do Oeste; Comitê Gestor atuante, com mais uma participação de Cascavel; e exemplos bem-sucedidos referentes a crédito, desenvolvidos nas cidades de Cafelândia, Missal, Palotina e Serranópolis do Iguaçu.
"O mais importante é que as experiências de sucesso sejam compartilhadas para que outros municípios possam implantar ações em benefício às micro e pequenas empresas locais, fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Promover um ambiente propício ao crescimento desses empreendimentos gera reflexos de emprego, renda e qualidade de vida para as cidades", complementa o gerente regional do Sebrae/PR no oeste do Paraná, Orestes Hotz.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29