Casa de not%c3%adcias 1144x150

POLÍTICA

PSDB pode compor com o PMDB, anuncia Gasolina

Foi dada a largada para as agendas das convenções partidárias e o assunto pautou o debate na Câmara, na tarde desta segunda-feira (11). A novidade foi dada pelo vereador Expedito Ferreira - o Gasolina, segundo ele, os tucanos de Toledo tem o aval de dirigentes estaduais, como do próprio governador, Beto Richa, para compor com o PMDB, caso não tenham garantido a vice na chapa majoritária do PP. Os tucanos toledanos dizem estar tranquilos para uma possível composição com o PMDB, uma vez que, alguns peemedebistas estão na base do governador Beto Richa. Mas antes eles tem um outro problema: definir um nome entre os cinco pré-candidatos  a vice–prefeito da legenda.

11/06/2012 - 19:27


No último sábado (9), o PSDB se reuniu com os tucanos locais e um o dirigente estadual, José Carlos Campos Hidalgo chefe da Casa Civil, no estado. Na pauta os rumos do PSDB no município de Toledo.

Segundo o vereador, Expedito Ferreira - o Gasolina (PSDB), os tucanos são parceiros do PP a longa data, mas nas eleições deste ano o desfecho pode ser diferente. “O PSDB sempre batalhou junto com o PP, mas na reunião com (Hidalgo) não foi diferente da reunião que tivemos, há um mês, com o presidente da Alep, deputado Waldir Rossoni, lá em Paranavaí, quando dissemos que o PSDB de Toledo não abre mão da vice (na chapa majoritária). Ele nos disse que conversando com o Governador (Beto Richa), ele confirmou que nas cidades com mais de 100 mil habitantes se nós não tivermos o prefeito, pelo menos o vice, tem que ser do PSBD”.

Gasolina lembra que os tucanos cogitaram a possibilidade de não acontecer o acordo entre o PSDB e PP. “Se não der certo vocês estão livres para ficarem sozinhos, formarem uma terceira via ou comporem com o PMDB, porque lá em Curitiba nosso governador se dá muito bem com o PMDB, tanto é que tem dirigentes peemedebistas que apoiam o governador”.

Os tucanos devem realizar uma reunião nesta terça-feira, para discutir o rumo do PSDB local. “Temos até o dia 15 para mandar para Curitiba os nomes que vamos indicar e o PSDB de Toledo não vai mandar três nomes para vice, vai mandar um único nome (para compor a chapa majoritária) e o nome dos vereadores”.

O vereador adverte que o tempo está se esgotando, tendo em vista que os partidos têm até final deste mês para realizar as convenções e registrar as candidaturas. “Nós estamos preparados e muito tranquilos. Vamos aguardar a reunião de amanhã (terça-feira), para definirmos e mandarmos estes nomes para Curitiba”.

O tucano Rogério Massing, que também é um dos pré-candidatos a vice na chapa majoritária complementou. “É a arte da política, como o Dr. Hidalgo disse, o PMDB a nível estadual é um forte aliado do governador Beto Richa e deixou bem claro: se nas fileiras do PSDB não houver um acordo, nós temos legitimidade para buscar a nossa caminhada. Isso é bom porque na política temos a liberdade de escolha, pois política não é cabresto”.

Massing disse que o PSDB tem cinco pré-candidatos a vice: a ex-secretária de Saúde Denise Liell, a ex-secretária de Educação Janice Salvador, Valdir Helte, Licon Buquera e o próprio líder dos tucanos na Câmara, Rogério Massing.

Por Selma Becker 

Sem nome %281144 x 250 px%29