Para a implantação do projeto, a prefeitura de Toledo cedeu o espaço e um professor, que atuará especificamente na modalidade. Os equipamentos que serão utilizados inicialmente foram cedidos pela Federação Paranaense de Ginástica. “Estávamos com estes equipamentos parados em Toledo desde o início do ano, com o término do convênio existente com a Caixa Econômica Federal, prefeitura de Toledo e Sesi. Pedimos que fossem cedidos ao município e a Federação prontamente atendeu a nossa solicitação”, informou o secretário de Esportes e Lazer, Jean Zeni. O projeto funcionou por três anos em um ginásio de esportes cedido pela Unipar. Agora, com o envolvimento maior do poder público e as parcerias que serão firmadas, ele acredita que o projeto tem tudo para dar certo.
Com a nova modalidade, Toledo soma 20 modalidades esportivas oferecidas em diferentes escolinhas pelo município. Ao todo, cerca de 10 mil crianças e adolescentes participam deste projeto no contraturno escolar. “As crianças e jovens estarão praticando atividades saudáveis, desenvolvendo a sua cidadania e transformando-se em futuros campeões”, acrescenta o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato. Segundo o prefeito, Toledo vai oferecer condições e buscar parcerias para que jovens locais, através da dedicação pessoal, possam representar Toledo, o Paraná e o país em competições nacionais e internacionais, divulgando o município através do esporte.
No lançamento do projeto, o prefeito destacou mais uma vez a importância do Troféu Brasil de Ginástica, realizado em Toledo, e que reuniu milhares de pessoas, acompanhando grandes estrelas da ginástica artística e rítmica mundial. Ele informou também que fez novos contatos com a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciane Resende, e com dirigentes da Caixa Econômica Federal, patrocinadora da Ginástica brasileira, para que a empresa apóie o projeto e destine recursos a Toledo para investir neste esporte. “A parceria da Caixa, entre outras empresas, será fundamental para assegurar, junto com o poder público, os investimentos necessários para o desenvolvimento de mais esta modalidade esportiva em Toledo”, completou. Ele pediu à CEF que destine um percentual dos recursos repassados à CBG para fortalecer o projeto em Toledo.
O empresário Pedrinho Fulan, coordenador da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi pela Sadia, se comprometeu a trabalhar pela ginástica artística, como já fez pela Ginástica Rítmica, para que a modalidade cresça e se fortaleça em Toledo a exemplo da GR. A modalidade conta em Toledo com cerca de 1500 crianças praticando o esporte e uma equipe de rendimento que acumula nos últimos dez anos consecutivos o título de melhor equipe. Desde 2002 a Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi detém o Troféu Eficiência, concedido pela Confederação Brasileira de Ginástica à equipe que mais pontua ao longo do ano na somatória de todas as categorias.
“Estamos abrindo uma nova página no esporte amador de Toledo. É um momento muito especial para o município e estamos muito satisfeitos com o que estamos vendo aqui”, reforçou Pedrinho Furlan, destacando a iniciativa do poder público e a necessidade de comprometimento da iniciativa privada, auxiliando meninos e meninas, que poderão transformar-se em futuros campeões olímpicos.
Os interessados em participar do projeto poderão inscrever-se diretamente na secretaria do centro da Juventude do Jardim Europa/América, onde serão realizadas as atividades. As aulas serão de segunda a sexta-feira, duas vezes por semana, por uma hora. Os horários serão definidos conforme a formação das turmas. A previsão é de que sejam atendidas inicialmente cerca de 120 crianças.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Implantando projeto de ginástica artística em Toledo
Crianças e adolescentes de Toledo terão mais uma opção para a prática de atividades físicas. Foi lançando na segunda-feira (11), no Centro da Juventude do Jardim Europa/América, o projeto Geração Olímpica de Ginástica, que pretende fazer na modalidade em Toledo o mesmo que ocorre hoje com a ginástica rítmica com atletas de ponta, conhecidos nacional e internacionalmente. O projeto vai atender meninos e meninas de 6 a 12 anos de idade, com aulas gratuitas, duas vezes por semana. No local, as crianças receberão as primeiras noções da modalidade.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


