Mesmo assim, o valor ficou abaixo da expectativa de arrecadação da Anatel, R$ 3,85 bilhões, porque muitos lotes não foram vendidos. Dos 273 lotes oferecidos, 54 foram arrematados – quatro nacionais e 50 regionais.
“Fizemos o melhor trabalho possível em relação aos valores. Existem obrigações de cerca de R$ 3 bilhões por ano para cada empresa fazer na 4G, existe um investimento de cerca de R$ 500 milhões por ano na zona rural. Então, na verdade, estamos falando em um valor muito maior que isso, se forem contados o preço das outorgas em si e os investimentos que serão feitos”, explicou o presidente da Anatel, João Rezende. Para ele, o resultado do leilão foi uma demonstração de que o mercado brasileiro é atrativo.
O presidente da Comissão Especial de Licitação, Bruno Ramos, explicou que a previsão da Anatel era vender R$ 2,7 bilhões, já que R$ 1 bilhão eram referentes a faixas que dependiam de renúncia de operadoras que já atuam na faixa de 2,5 giga-hertz. Segundo ele, as faixas que não foram vendidas poderão ser oferecidas novamente em outros leilões. “A proposta de arrecadação não era o objetivo da Anatel, nosso objetivo era levar a parte de cobertura à área rural e a cobertura de banda larga urbana com obrigações mais abrangentes.”
Perguntado se as garantias exigidas pela Anatel poderiam ter inibido a participação de mais empresas, Rezende disse que era importante que as empresas participantes do leilão fossem sólidas, com conhecimento de mercado.
Os quatro lotes nacionais vendidos pela Anatel resultaram em uma arrecadação total de R$ 2,5 bilhões. A Vivo pagou R$ 1,05 bilhão, a Claro, R$ 844,5 milhões, a Oi, R$ 330,8 milhões e a TIM, R$ 340 milhões.
As empresas que venceram o leilão terão que disponibilizar a 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações, até 30 de abril de 2013, e nas sedes e subsedes da Copa do Mundo até 31 de dezembro de 2013.
Da Agência Brasil
GERAL
Anatel arrecada R$ 2,9 bilhões com leilão de 4G
O leilão de faixa de frequência para a tecnologia de quarta geração (4G) da telefonia móvel resultou em uma arrecadação total de R$ 2,93 milhões, entre lotes nacionais e regionais. A licitação foi realizada ontem (12) e hoje (13) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O ágio em relação aos preços mínimos estabelecidos ficou em 31,27%.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



