O objetivo do projeto é contribuir para a identificação precoce de câncer em crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 a 19 anos, de forma que o diagnóstico e o tratamento da doença ocorram o mais cedo possível, aumentando assim a probabilidade de cura.
O projeto, que conta também com a parceria do Instituto Ronald Mac Donald, vem sendo aplicado pelos estudantes há 2 anos. Os professores que coordenam o trabalho orientam os alunos, em sala de aula, repassando todas as informações que estes deverão transmitir aos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
As atividades são desenvolvidas em todas as UBS de Cascavel, onde os acadêmicos explicam aos funcionários, como diagnosticar precocemente a doença e o tratamento adequado que deve ser dado a ela.
Até o próximo mês, os estudantes de medicina terão realizado orientações em todos os postos de saúde. Os cânceres mais comuns nessa idade, segundo pesquisas, são os de Sangue (Leucemia), Tumores do Sistema Nervoso Central e Linfomas.
Destaque
O projeto de extensão dos acadêmicos de Medicina da Unioeste chamou a atenção e está entre os finalistas do “4° Prêmio Inovação Medical Services – Novos Caminhos em Saúde Pública” que concorrerá com projetos das outras universidades do País. Dos cinco finalistas escolhidos, ficarão somente três projetos, que serão avaliados por uma comissão julgadora. Entre agosto e setembro desse ano, será divulgado o resultado final.
Os profissionais e estudantes da área da saúde podem contribuir na votação. Para isso é necessário se cadastrar no site www.medicalservices.com.br/premiomedicalservices, clicar em “Vote nos seus favoritos”, depois em “Doutorandos” e votar no projeto: “Diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil nas UBS de Cascavel”. A votação segue até o próximo dia 15.
Da Assessoria
GERAL
Projeto de Medicina concorre a prêmio nacional
Acadêmicos do 4° e 5° anos do curso de Medicina do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), participam do projeto de extensão “O Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto-Juvenil”, coordenado pelas professoras doutoras Carmem Maria Costa Mendonça Fiori e Aline Carla Rosa.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 2Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 3Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 4Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 5Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos