O objetivo do projeto é contribuir para a identificação precoce de câncer em crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 a 19 anos, de forma que o diagnóstico e o tratamento da doença ocorram o mais cedo possível, aumentando assim a probabilidade de cura.
O projeto, que conta também com a parceria do Instituto Ronald Mac Donald, vem sendo aplicado pelos estudantes há 2 anos. Os professores que coordenam o trabalho orientam os alunos, em sala de aula, repassando todas as informações que estes deverão transmitir aos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
As atividades são desenvolvidas em todas as UBS de Cascavel, onde os acadêmicos explicam aos funcionários, como diagnosticar precocemente a doença e o tratamento adequado que deve ser dado a ela.
Até o próximo mês, os estudantes de medicina terão realizado orientações em todos os postos de saúde. Os cânceres mais comuns nessa idade, segundo pesquisas, são os de Sangue (Leucemia), Tumores do Sistema Nervoso Central e Linfomas.
Destaque
O projeto de extensão dos acadêmicos de Medicina da Unioeste chamou a atenção e está entre os finalistas do “4° Prêmio Inovação Medical Services – Novos Caminhos em Saúde Pública” que concorrerá com projetos das outras universidades do País. Dos cinco finalistas escolhidos, ficarão somente três projetos, que serão avaliados por uma comissão julgadora. Entre agosto e setembro desse ano, será divulgado o resultado final.
Os profissionais e estudantes da área da saúde podem contribuir na votação. Para isso é necessário se cadastrar no site www.medicalservices.com.br/premiomedicalservices, clicar em “Vote nos seus favoritos”, depois em “Doutorandos” e votar no projeto: “Diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil nas UBS de Cascavel”. A votação segue até o próximo dia 15.
Da Assessoria
GERAL
Projeto de Medicina concorre a prêmio nacional
Acadêmicos do 4° e 5° anos do curso de Medicina do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), participam do projeto de extensão “O Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto-Juvenil”, coordenado pelas professoras doutoras Carmem Maria Costa Mendonça Fiori e Aline Carla Rosa.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



