Casa de not%c3%adcias 1144x150

Assis Chateaubriand torna-se referência regional em piscicultura

Um grupo formado por dez pessoas, composto por piscicultores e diretores de cooperativas de créditos do sudoeste do Paraná, visitaram uma propriedade em Assis Chateaubriand, que possui tanques de peixes no Ramal 110. Com o propósito de conhecerem a realidade econômica e manejo de alevinos, os visitantes tiraram todas as dúvidas com um dos donos da propriedade, Romário Marquardt. O vice-prefeito, José Costa, e o secretário municipal de Agricultura, Maurício Daciulis, receberam e acompanharam a comitiva na visita.

13/06/2012 - 12:26


O interesse em conhecer a realidade da piscicultura em Assis Chateaubriand pelo grupo e por outros visitantes partiu de uma reunião realizada recentemente em Foz do Iguaçu, promovida pelo Ministério da Pesca, onde municípios de todo o estado apresentaram dados sobre a criação de tilápias. Na oportunidade, o município se destacou, pois é responsável por mais de 10 por cento na produção do peixe de todo o Paraná.
Conforme o presidente de uma cooperativa de créditos do sudoeste do estado, Luiz Camilo, a finalidade da visita feita por representantes de financiadoras é para conhecer a realidade do sistema de produção de peixes, haja vista que o processo em Assis está bem adiantado. “Estamos tendo uma procura muito grande por parte dos produtores para investimentos na área de piscicultura. Para entrarmos nessa atividade e investir recursos temos que conhecer a viabilidade de retorno para o agricultor. O interesse que uma cooperativa de crédito possui é viabilizar crédito para que o agricultor possa diversificar a propriedade. Podemos confirmar nessa visita que, com certeza, os nossos produtores de lá estão no caminho certo. Claro que precisam aprimorar na área de assistência técnica, parceria, de comercialização, para que tenham seus produtos produzidos com venda garantida”, detalha Camilo.
O piscicultor de Dois Vizinhos, Daniel Meurer, conta que é muito importante esse intercâmbio, pois possibilita um contato com uma realidade diferente no ramo de peixes. “Viemos aqui para conhecer a experiência que já está implantada, com um período de experiência. Como nós estamos mais no processo de planejamento e implantação, vir e conhecer o que já caminhou aqui, já se organizou e estruturou, para nós está sendo, com certeza, muito importante esse conhecimento”, detalha.
O vice-prefeito, José Costa, destacou que Assis, hoje, é uma referência regional devido ao trabalho da atual administração municipal. “Nós ressuscitamos a piscicultura em Assis Chateaubriand. Uma atividade importante que o governo anterior havia relegado à falência. Várias delegações já visitaram Assis chateaubriand para conhecer de perto a atividade de piscicultura em nosso município. Iniciada há anos, mas agora temos um fato novo na piscicultura, que é um incentivo do poder público. Temos um técnico, que dá toda assistência; um secretário de Agricultura, o Maurício, que tem cumprido com determinação a parceira da Prefeitura com os agricultores. Hoje, Assis se transformou em um município de referência na criação principalmente de tilápia. Cidades que querem fazer a diversificação e gerar renda no campo estão nos visitando. É uma política correta da prefeita Dalila e da secretaria de agricultura, porque o consumo da carne de peixe está em ascensão”, enfatiza Costa.
O secretário Maurício lembrou que o intercâmbio é o reflexo do governo da prefeita Dalila. “É uma administração voltada ao agricultor. Então, temos todo o incentivo para auxiliar e subsidiar a produção de peixe no município. E, agora estamos colhendo os frutos: nosso município se tornou uma grande referência”, afirma.

Da Assessoria – Assis Chateaubriand

Sem nome %281144 x 250 px%29