1144x150 %284%29

PECUÁRIA

Secretário orienta para cumprimento do vazio sanitário

Começa na próxima sexta-feira, 15, em todo o estado do Paraná, o vazio sanitário obrigatório para a prevenção da ferrugem da soja. De 15 de junho a 15 de setembro está proibido o plantio de soja para evitar que o fungo sobreviva até a próxima safra. “É importante que os produtores rurais respeitem este período, não plantando e retirando eventuais plantas que nascerem entre outros cultivos. O vazio sanitário é uma prática que ajuda na prevenção da ferrugem asiática, que pode trazer enormes prejuízos na cultura da soja, que é uma das principais culturas da região”, comentou o secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Eloir Pape.

13/06/2012 - 14:44


O vazio sanitário é uma prática definida pelo governo do estado do Paraná e fiscalizada pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab). Os produtores que desrespeitarem a norma estão sujeitos a multas. A prática vem sendo adotada nos últimos anos, com resultados positivos. O secretário orienta os produtores rurais que cultivam aveia e trigo neste período para que observem a existência de eventuais plantas de soja entre as culturas principais. Se houverem, estas plantas devem ser retiradas para evitar assim a profiferação do fungo.

A ferrugem asiática pode se alastrar rapidamente nas plantações de soja, dependendo da umidade, acarretando enormes prejuízos. O controle da doença exige ação rápida dos produtores e a utilização de produtos químicos com custo elevado, aumentando assim as despesas do produtor.

“A região é uma das principais produtoras de soja do estado. É fundamental que o produtor esteja atento a estes cuidados e recomendações para evitar prejuízos futuros na safra”, acrescenta o secretário de Agropecuária. 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29