1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Seminário em Brasília discute proposta das PECs

O Ministério da Cultura (MinC) realizou nos dias 4 e 5 de junho, em Brasília, o Seminário Internacional em Gestão de Equipamentos Públicos referente as Praças dos Esportes e da Cultura. O seminário reuniu representantes do poder público e comunidades de 359 Praças dos Esportes e da Cultura que serão construídas em todo o País, entre elas Toledo. O município de Toledo participou do seminário com três representantes, a servidora da Secretaria de Cultura e gestora pública, Magda Ritter Biesek, e dois membros da comunidade, Rudinei da Silva Noser e Adriana Paula Wronski. 

13/06/2012 - 14:49


Os principais temas abordados no seminário foram a mobilização social e a gestão das praças. Para diretor nacional de Comunicação Estratégica da Argentina, Gastón Rodrigo Deel'Arciprete, que foi um dos palestrantes, a gestão compartilhada só acontece se for observada através de três pilares distintos: ética, estética e técnica.  Já o diretor da biblioteca Parque de Manguinhos, Alexandre Pimentel, idealizador de vários projetos culturais, destacou que a mobilização social deve ser um trabalho contínuo para preparar pessoas da comunidade e identificar possíveis parceiros para gestão compartilhada.

A Praça dos Esportes e da Cultura (PEC) é uma ação que integra no mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, políticas de prevenção à violência, serviços sócio-assistenciais e inclusão digital, com o objetivo de promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social. Os recursos para a implantação do projeto são do governo federal, mas a manutenção fica por conta das prefeituras. Em Toledo estão sendo investidos R$ 1,6 milhão na construção da Praça do PEC, localizada no bairro Europa/América, na Rua Ledi Fischer Maas.

A Praça dos Esportes e da Cultura terá um espaço de três mil metros quadrados com cineteatro/auditório de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), pista de skate, jogos de mesa, parque infantil, quadra de esportes coberta, equipamentos de ginástica e pista de caminhada. As obras deverão ser concluídas no segundo semestre deste ano.

 

Reunião de Mobilização Social - No dia 19 de junho, às 19h, no Centro da Juventude Marcio Antônio Bombardelli , no Jardim Europa/ América, acontecerá uma reunião com membros da prefeitura, agentes públicos e a comunidade para discutir o uso, o funcionamento e atividades que serão realizadas na praça, além de organizar as oficinas de mobilização social para que a comunidade possa ter a oportunidade de conhecer, através dos gestores municipais, como funciona uma gestão compartilhada. “É importante que a comunidade participe dessa reunião, pois na Praça dos Esportes e da Cultura, será trabalhada a gestão compartilhada para que as ações desenvolvidas sejam definidas com a comunidade”, afirmou a gestora pública, Magda Ritter. 

Sem nome %281144 x 250 px%29