“O Festival representa, acima de tudo, o espírito de integração que se quer para o turismo nacional e estadual”, disse o secretário. Ele salientou que a reunião de entidades representativas de Foz do Iguaçu e do Paraná fazem desse um dos eventos de turismo e negócios mais importantes para divulgação e comercialização de produtos paranaenses, nacionais e do Mercosul.
O evento, que está na sétima edição, reúne 500 expositores, entre agentes de viagens, operadores de turismo, hoteleiros, guias de turismo, empresários brasileiros e estrangeiros.
O Festival é promovido pela De Angeli Feiras, com o apoio do Governo do Estado. As ações e atrações turísticas do Paraná estão expostas no estande da Secretaria do Turismo.
De acordo com o secretário Faisal Saleh, a cada ano o Festival oportuniza a integração, o conhecimento e a troca de experiências e informações sobre o que o Paraná tem a oferecer, tanto no ambiente público como no privado. Para Saleh, o evento está sintonizado com a visão estratégica que a secretaria vem imprimindo à sua atuação, e da qual fazem parte projetos como o Pacto Paraná Pelo Turismo, o Turismo Regionaliza, a Cultura da Viagem, o Turismo na Copa FIFA 2014, o Turismo é um Bom Negócio, o Turismo Legal, o Paraná Marca, o Paranatureza, o Prodetur, o Navega Paraná e o Turismo de Fronteira.
Na abertura, Saleh, a secretária de Turismo do Rio Grande do Sul, Abigail Pereira e representantes do turismo de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul lançaram a marca da Comissão de Turismo do Codesul – Turismo Brasil (CTBS). A proposta de criação da marca surgiu durante o Festival de Turismo em 2011, quando foi assinada uma carta de intenção.
O ministro Gastão Vieira disse que, assim como a Rio + 20, o Festival projete o País no exterior. “É o Brasil trazendo para si olhares do mundo todo”afirmou.Para o diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, o turismo em Foz vive uma fase de desenvolvimento e o festival confirma a importância das parcerias para o fortalecimento do turismo. “Queremos o turismo nacional no lugar que ele merece como um dos melhores do mundo”, disse Samek.
Segundo o coordenador geral do evento, Paulo Angeli, a feira é a segunda maior do segmento no Sul, perdendo apenas da de Gramado, no Rio Grande do Sul. “Organizamos um grande evento para divulgar todo o potencial turístico da nossa região e do nosso Estado”, disse.
Participaram também do encontro o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o presidente do Sebrae, Orestes Rotz; o presidente da Fenactur, Michel Tuma Ness; o presidente da Fecomércio, Darci Piana; o diretor presidente da Paraná Turismo, Marco Venicio Alves Meyer; o secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gozalez; o presidente da Abave, Antonio Azevedo; e o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz, Jaime Nelson Nascimento.
Da AE Notícias
Foz do Iguaçu sedia Festival de Turismo das Cataratas
Seis mil pessoas devem passar, até sábado (16), pelo Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que acontece em Foz dos Iguaçu. Considerado um dos mais importantes do setor no País, o evento foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira (13) pelo secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh, e pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Jd. Europa recebe início de força-tarefa contra despejo irregular de resíduos
Últimas notícias
- 1Toledo recebe exposição de artista internacional
- 2Toledo recebe exposição de artista internacional
- 3Seca recua no Oeste e Noroeste do Paraná e se agrava no Norte e RMC, diz monitor da ANA
- 4Prefeitura de Toledo inicia construção de 30 casas populares em Vila Nova
- 5Sicredi apresenta novidades do cartão Mastercard Black com benefícios exclusivos para associados