“O Festival representa, acima de tudo, o espírito de integração que se quer para o turismo nacional e estadual”, disse o secretário. Ele salientou que a reunião de entidades representativas de Foz do Iguaçu e do Paraná fazem desse um dos eventos de turismo e negócios mais importantes para divulgação e comercialização de produtos paranaenses, nacionais e do Mercosul.
O evento, que está na sétima edição, reúne 500 expositores, entre agentes de viagens, operadores de turismo, hoteleiros, guias de turismo, empresários brasileiros e estrangeiros.
O Festival é promovido pela De Angeli Feiras, com o apoio do Governo do Estado. As ações e atrações turísticas do Paraná estão expostas no estande da Secretaria do Turismo.
De acordo com o secretário Faisal Saleh, a cada ano o Festival oportuniza a integração, o conhecimento e a troca de experiências e informações sobre o que o Paraná tem a oferecer, tanto no ambiente público como no privado. Para Saleh, o evento está sintonizado com a visão estratégica que a secretaria vem imprimindo à sua atuação, e da qual fazem parte projetos como o Pacto Paraná Pelo Turismo, o Turismo Regionaliza, a Cultura da Viagem, o Turismo na Copa FIFA 2014, o Turismo é um Bom Negócio, o Turismo Legal, o Paraná Marca, o Paranatureza, o Prodetur, o Navega Paraná e o Turismo de Fronteira.
Na abertura, Saleh, a secretária de Turismo do Rio Grande do Sul, Abigail Pereira e representantes do turismo de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul lançaram a marca da Comissão de Turismo do Codesul – Turismo Brasil (CTBS). A proposta de criação da marca surgiu durante o Festival de Turismo em 2011, quando foi assinada uma carta de intenção.
O ministro Gastão Vieira disse que, assim como a Rio + 20, o Festival projete o País no exterior. “É o Brasil trazendo para si olhares do mundo todo”afirmou.Para o diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, o turismo em Foz vive uma fase de desenvolvimento e o festival confirma a importância das parcerias para o fortalecimento do turismo. “Queremos o turismo nacional no lugar que ele merece como um dos melhores do mundo”, disse Samek.
Segundo o coordenador geral do evento, Paulo Angeli, a feira é a segunda maior do segmento no Sul, perdendo apenas da de Gramado, no Rio Grande do Sul. “Organizamos um grande evento para divulgar todo o potencial turístico da nossa região e do nosso Estado”, disse.
Participaram também do encontro o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o presidente do Sebrae, Orestes Rotz; o presidente da Fenactur, Michel Tuma Ness; o presidente da Fecomércio, Darci Piana; o diretor presidente da Paraná Turismo, Marco Venicio Alves Meyer; o secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gozalez; o presidente da Abave, Antonio Azevedo; e o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz, Jaime Nelson Nascimento.
Da AE Notícias
Foz do Iguaçu sedia Festival de Turismo das Cataratas
Seis mil pessoas devem passar, até sábado (16), pelo Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que acontece em Foz dos Iguaçu. Considerado um dos mais importantes do setor no País, o evento foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira (13) pelo secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh, e pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Mais lidas
- 1No Paraná, BB renegocia mais de R$ 700 milhões em dívidas no âmbito do Desenrola
- 2Agosto Dourado: Hoesp reforça a importância da doação de leite materno para recém-nascidos
- 3Sicredi Progresso completa 45 anos com forte expansão e impacto nas regiões de atuação
- 4Justiça Eleitoral altera local de votação para 12 seções em Toledo
- 5Sicredi Progresso chega aos 45 anos com crescimento, proximidade e impacto social
Últimas notícias
- 1Cultura: um ano de Fábrica do Hip Hop
- 2Ideb da rede municipal de Toledo atinge 6,9 e bate recorde histórico
- 3Sicredi Progresso realiza Encontro Semestral online
- 4Prefeitura abre processo seletivo para estagiários de níveis técnico e superior
- 5Sesc PR lança 11ª edição de coletânea de contos com autores paranaenses




