De acordo com o professor de História Amilton Benedito Peletti, que possui Mestrado em Educação e coordenou as atividades junto aos docentes de Geografia e História, as disciplinas trabalham sob a ótica da transformação do espaço através do trabalho humano.
Um exemplo disso é o conteúdo repassado em sala de aula a alunos do terceiro ano do Ensino Básico, por exemplo, que aprendem conceitos sobre a cidade onde moram. “As crianças recebem noções mais sobre o ambiente de trabalho, perspectivas, formas, modalidades urbanas e rurais e outros conhecimentos. Trocando em miúdos: elas fixam a ideia de que o trabalho se organiza a partir dos espaços construídos”, acentua Amilton. Segundo ele, outros eixos serão utilizados doravante, e um deles é o contexto cultural da geografia e história humanas.
A validade desse trabalho tem extrema relevância, acentua a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de São Miguel do Iguaçu, Rosnete Maria Hubler. Segundo ela, o formato atual é a maneira mais prática de transformar os conceitos teóricos apregoados no Currículo Básico na prática em sala de aula. “Esse eixo coloca o trabalho humano sob uma nova perspectiva, a de que a vida humana é moldada através do trabalho”, observa.
Segundo a professora Emma Gnoatto, diretora do Departamento de Educação da Amop, três grupos de trabalho de 2012 já estão em fase de encerramento, envolvendo as disciplinas de Ensino Religioso, EJA e Educação Especial. Em fase de desenvolvimento estão Matemática, História e Geografia e Língua Portuguesa, cujos trabalhos prosseguem até o fim do ano. Já as disciplinas de Educação Infantil de 4 a 5 anos e Gestão Escolar estão em fases diferentes de finalização e prosseguem os trabalhos a partir do dia 28 de junho. Outros 13 grupos de estudos voltam às atividades a partir de agosto deste ano.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Docentes moldam conhecimento sob a ótica do trabalho humano
Professores de História e Geografia que fazem parte Grupo de Estudos do Departamento de Educação da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), juntamente com docentes de outras disciplinas, encerraram nesta quinta-feira (14), no Câmpus de Cascavel da Unipar, mais uma etapa de atualização dos conhecimentos didáticos e pedagógicos organizados para atualizar o Currículo Básico da Escola Pública Municipal.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



