De acordo com a gerente da área de Responsabilidade Social da Prati-Donaduzzi, Maria Rita Pozzebon, os filmes são facilitadores da comunicação, desenvolvem o raciocínio e geram emoções e sentimentos individuais. “O objetivo da cinematerapia é trabalhar também a reflexão e a informação através de uma forma descontraída do exercício da mente que expõe diferentes pontos de vista”, ressalta.
O primeiro filme trabalhado foi “À procura da Felicidade”, o drama é baseado em fatos reais e conta a história de um pai e sua incessante luta para criar seu filho. Após muitas provações o personagem principal, interpretado por Will Smith, vence na vida e alcança o sucesso pessoal e profissional.
Segundo a detenta D.A.A, 20 anos, o filme permitiu uma reflexão sobre a vida. "Acredito que com força de vontade é possível mudar. Quando eu sair daqui quero esquecer do meu passado e crescer. Vou construir um novo futuro”, afirma.
Para as psicólogas voluntárias que participam do projeto, Andressa Justina e Débora Quinelato, a proposta pode contribuir com a sociedade diminuindo a reincidência no sistema carcerário. “A técnica utilizada motiva a expressão de sentimentos e tem por finalidade permitir que as detentas se identifiquem com a trama proposta pelo filme e tenham uma perspectiva crítica sobre suas próprias vidas, visualizando novas formas de resolução de conflitos”, afirmam. As atividades serão realizadas mensalmente durante as quartas-feiras no período da tarde.
Da Assessoria
GERAL
Prati-Donaduzzi complementa projeto com sessões de cinematerapia
A Indústria Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou nesta quarta-feira, 13, mais uma ação para complementar o projeto Recomeçar, voltado às detentas da 20ª Subdivisão Policial de Toledo. Chamada de “Cinematerapia” a ferramenta psicoterapêutica tem o objetivo de promover novas perspectivas de vida através da reflexão sobre um filme.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 2Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 3Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 4Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 5Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs