Nesta primeira etapa foram abordadas temáticas relativas ao cotidiano escolar. Durante o período da manhã o tema principal foi inclusão e educação especial. “Nós estamos hoje em um contexto de inclusão, e o pedagogo, como articulador de todo o trabalho pedagógico na escola, precisa entender como está organizado a educação especial e suas áreas de atendimento, para poder melhor articular este trabalho dentro das escolas”, explicou a Coordenadora Técnico Pedagógica do NRE Toledo, Iria Schallenberger Kappel.
Já o período da tarde, foi dedicado às discussões em grupo de temáticas como os índices de aprovação, reprovação, abando e evasão escolar, o enfrentamento a drogadição e a violência nas escolas, e a avaliação e rendimento escolar dos alunos. “O objetivo é ouvir as contribuições dos pedagogos com indicações e sugestões de como encaminhar o trabalho diante dessas situações”, comenta a Coordenadora.
De acordo com ela, a Secretaria de Estado da Educação tenciona, através do Formação em Ação, colher junto aos profissionais das escolas em todo o Paraná contribuições na perspectiva de construir um documento coletivo, com orientações para o trabalho pedagógico nas escolas.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Formação continuada reúne pedagogos em Toledo
O Núcleo Regional de Educação de Toledo realizou nesta semana a primeira etapa do Formação em Ação voltado para Pedagogos. O evento aconteceu na FASUL – Faculdade Sul Brasil, em Toledo, nos dias 12 e 14, com a participação de mais de 200 pedagogos, dos dezesseis municípios da área de abrangência da Regional. O Formação em Ação é uma formação continuada que acontece em todo o Estado do Paraná e é promovido pela Secretaria de Estado da Educação, através dos 32 Núcleos Regionais de Educação. São duas etapas com certificação de 08 horas, sendo que a próxima etapa está prevista para o segundo semestre.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica