1144x150 %284%29

GERAL

2010 foi um ano em que o Conselho da Mulher realizou várias atividades, diz Simone

Em 2010, o Conselho da Mulher desenvolveu várias atividades. Confira a avaliação da presidente do Conselho Municipal Direitos da Mulher, Simone Ferrari. Entre as várias atividades realizadas pelo Conselho no ano passado destacam-se o auxílio ao não fechamento de um departamento da Secretaria, organizou e participação em atividades que marcaram a equidade de gênero.

 

01/01/2011 - 11:19


Simone disse que as equipes da Secretaria e do Conselho Municipal realizaram em 2010 muitas atividades e, também viveram muita expectativa e pressão. “No ano passado destacou-se o tema mulher; onde foi eleita a primeira mulher presidente no Brasil. Tivemos a atenção e os olhares voltados para a questão da mulher. Com isso, ações, atitudes, políticas, intenções e os planejamentos voltados à mulher, se destacaram”.

Segundo a presidente, o Conselho Municipal desenvolveu inúmeras atividades voltadas para a mulher, como programas, campanhas, ações, sensibilizações e reuniões temáticas. “Iniciamos o ano passado com atividades no Parque das Águas. Organizamos treinamentos e capacitações com as entidades e organizações para discutir a equidade de gênero, que é uma questão de sensibilização na primeira instância. Articulamos junto ao Poder Executivo a não desativação do Departamento de Atendimento a Mulher junto a Secretaria. A discussão com relação a organização, implantação e construção da unidade Casa Abrigo de Atendimento a Mulher, uma proposta que ficou para 2011, sua edificação com terreno e local está decidido pela Administração. Encaminhamos para a Câmara quatro projetos de Lei instituindo os programas e as políticas públicas no Município”.

Simone ainda acrescenta que para este ano possui uma gama de mais quatro projetos de Lei, instituindo programas e políticas municipais de atendimento à mulher em Toledo. “O interessante são as ações integradas e articuladas que a Secretaria e o Conselho da Mulher possuem com as demais políticas. Precisamos visualizar a política de gênero que está em cada política muito fragmentada ou globalizada”.

A presidente relata que para encerrar o ano, o Conselho organizou os 16 Dias de Ativismo. “Foram 16 dias de ativismo e com êxito. Uma viabilização dos órgãos chamando a atenção para as questões de educação de gênero; pela não-violência; treinamento e formação que envolveu vários profissionais na organização; implementação e execução de uma ficha de notificação para que os Municípios conheçam os números de violência na mulher. No interior falamos da questão de gênero e a violência da mulher rural”.

Com relação a construção e inauguração de uma delegacia para mulher, Simone disse que a equipe do conselho comemorou. “Comemoramos devido a necessidade, porém ficamos tristes pela necessidade de ter a delegacia. Neste um mês de funcionamento,a delegacia teve quatro ocorrências. É um espaço que vai dar segurança à mulher e ela pode pedir ajuda e esta ajuda é formatada e organizada pela mulher. A mulher precisa buscar a sua representação. São pequenos esforços, mas com grandes resultados, a consolidação e a caminhada é bater de porta em porta de cada Secretaria ou política e termos uma proposta e ação concreta de atenção a mulher em Toledo”.

No geral, a avaliação feita por Simone é que violência, mulher, questão de gênero, são questões que possuem estigma e ainda está muito abafado. “As pessoas estão ansiosas pela busca de auxílio para poder contar, retratar e ter o atendimento. O foco do conselho é permanecer nas campanhas e na sensibilização, porque a educação é permanente, mas focar em viabilizar junto a cada Secretaria políticas com atendimento a mulher. A questão da violência é mais gritante e pede socorro”.

Sem nome %281144 x 250 px%29