De acordo com a responsável pelo projeto no Núcleo Regional de Educação de Toledo, professora Maria Pellegrini Favaro Zancanaro, o objetivo é que os alunos participantes se tornem protagonistas juvenis. “O objetivo é formar esses alunos como multiplicadores, que irão disseminar essas informações na escola, repassando para os demais colegas o que eles aprenderam no programa durante o ano”, afirmou.
A programação do encontro previu duas palestras: a primeira com o psicólogo Rodrigo Alexandre Bonetti, abordando a adolescência, e a segunda com o professor Celito Francisco Zanon Rossato, que falou sobre o bullying na escola. Em Toledo, o SPE está sendo realizado pela Regional de Educação, em parceria com o Ecoclube e as Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde.
“A intenção é que essa iniciativa de prevenção ultrapasse os muros da escola e alcance toda a população. A expectativa é trabalhar em conjunto com pais, alunos e profissionais da educação. Nós temos certeza que se investirmos na família e nesses adolescentes e jovens que serão futuros pais e mães, nós com certeza teremos uma sociedade mais saudável, com mais qualidade de vida”, comentou a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Rosmari Gatto Bordignon.
De acordo com Rosmari, representantes das áreas de saúde e educação no município estiveram reunidos para discutir quais temáticas seriam trabalhadas com os alunos participantes do SPE neste ano. Entre os temas já elencados para os próximos encontros estão: alimentação saudável, adolescência, sexualidade, prevenção de gravidez na adolescência e de doenças sexualmente transmissíveis, prevenção ao uso indevido de drogas, bullying e violência nas escolas.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
NRE Toledo realiza primeiro encontro do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
Foi realizado ontem (14), no Centro da Juventude do Jardim Coopagro, em Toledo, o primeiro encontro do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). O chefe do Núcleo Regional de Educação, Léo Inácio Anschau, marcou presença no evento, bem como representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social. O evento reuniu aproximadamente 90 adolescentes de escolas e colégios estaduais dos bairros próximos ao Centro da Juventude, que participaram de palestras e discussões.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 2Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 3Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 4Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 5Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs