1144x150 %284%29

GERAL

Funai e Incra retiram de terra indígena no Paraná famílias de não índios

A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) iniciaram na sexta-feira (15) a retirada de 11 famílias de não índios da Terra Indígena Boa Vista, no município de Laranjeiras do Sul, região centro-sul do Paraná. Elas serão realocadas em dois assentamentos localizados em Londrina, norte do estado. A Funai indenizará as famílias retiradas pelas benfeitorias deixadas em cada lote. Já o Incra, além de providenciar a mudança, vai arcar com os novos lotes e liberar linhas de financiamento aos reassentados.

16/06/2012 - 06:41


O superintendente regional do Incra no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, disse à Agência Brasil que a operação irá colaborar para diminuir a tensão entre índios e não índios na região. “Vamos procurar mais terras para assentar mais 80 famílias de pequenos produtores rurais que ainda permanecem no local”, declarou.
Mais de 150 pequenos, médios e grandes produtores rurais ocupam áreas dentro do território indígena, da etnia Kaingang. A terra indígena tem ao todo uma área superior a 7 mil hectares. A área que está sendo desocupada mede 120 hectares.
Os trabalhos de relocação prosseguem neste sábado (16), quando o Incra fará reuniões com os produtores rurais e com os índios.

Da Agência Brasil

Sem nome %281144 x 250 px%29