O Ministério da Saúde repassou ao Paraná pouco mais de 1 milhão de doses. A vacina continuará disponível nos próximos dias em todas as unidades de saúde, nos dias e horários habituais de funcionamento.
Em todo o Brasil, foram distribuídos 23 milhões de doses. Para alcançar a meta, o país precisa imunizar ao menos 13,5 milhões de crianças. Os investimentos do ministério com a campanha somaram R$ 37 milhões.
A partir deste ano, a dose é ofertada em uma única etapa. Até o ano passado, eram duas. A vacina é indicada para todas as crianças menores de 5 anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.
A paralisia infantil é considerada endêmica pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Angola, Chade e Congo, que já estiveram livres da doença, voltaram a registrar casos este ano.
Nenhum caso da doença é registrado no Brasil desde 1989. O último caso registrado no Paraná foi em 1986. O vírus causador da enfermidade ainda circula por pelo menos 35 países do mundo. Não existe tratamento para a poliomielite e somente a prevenção, por meio da vacina, garante a imunidade.
Da Agência Brasil
GERAL
Paraná vacina 72% das crianças menores de 5 anos contra paralisia infantil
O Paraná imunizou no sábado (16) cerca de 524,6 mil crianças menores de 5 anos contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, segundo balanço divulgado no início da noite pela Secretaria de Estado da Saúde. O número equivale a 71,9% do público-alvo, de 729,4 mil crianças paranaenses. A meta nacional é alcançar o percentual de 95% de imunização até o próximo dia 6 de julho, quando termina a campanha nacional de vacinação. Dos 399 municípios do Paraná, 44 já teriam atingido a meta após o primeiro dia da campanha.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 2Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 3Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 4Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 5Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs