1144x150 %284%29

POLÍTICA

PT realiza a maior convenção desde a sua fundação em Toledo

O PT deu o pontapé inicial nas convenções que antecedem ao período eleitoral 2012. Em média 350 pessoas participaram da convenção do PT, o presidente do Partido, Valtair Caetano Apolinário considerou a maior convenção da história do partido, em Toledo, desde sua fundação em 1982. Apesar do evento cumprir um rito jurídico os petistas com seu jeito descontraído e apaixonado de fazer política encantaram partidos aliados e direções nacionais e estaduais que, mais uma vez, marcaram presença nos eventos do Conselho de Partidos, como o ex-governador Orlando Pessuti, o Senador da República Sergio Souza, os deputados federais Zeca Dirceu e André Vargas. Os petistas avalizaram a aliança com as siglas que compõem o Conselho de Partidos e também aprovaram os nomes dos pré-candidatos Beto Lunitti e Adelar Holsbach – Pelanca para a majoritária do grupo e uma lista de 38 nomes para o Legislativo municipal. 

17/06/2012 - 11:13


O ex-governador, Orlando Pessuti enalteceu o desprendimento dos petistas que, segundo ele, teriam legitimidade política para disputar a majoritária. “Ao realizar sua convenção, o Partido dos Trabalhadores dá essa demonstração de força e unidade partidária. A casa está cheia de dirigentes e militantes que dão esta demonstração de desprendimento ao aceitar uma composição sem exigir a cabeça de chapa. Quantos partidos com a importância, com a pujança, com a representatividade que tem o Partido dos Trabalhadores faria isso? Um partido que tem a presidenta da República, que tem o presidente da Câmara Federal, que tem a maioria dos deputados federais, que tem uma bancada vigorosa de deputados estaduais, que tem prefeitos e vice-prefeitos... mas o PT em Toledo senta a mesa ao longo destes dois, quatro anos conversa, dialoga e constrói, sinaliza e concretiza nesta convenção diznedo: queremos caminhar juntos, lado a lado para vencermos, para transformarmos e fazer em Toledo, mais e melhor do que vem sendo feito nesta cidade neste estado e também neste país. Eu não tenho nenhuma dúvida que nós estamos no caminho certo”.

O Senador Sérgio Souza discursou no mesmo sentido de reconhecimento ao empenho dos petistas na construção da aliança que representa a maioria da base do governo federal. “Beto olhe o tamanho deste partido que está te oferecendo apoio, o PT da presidenta Dilma, o PT do ex-presidente Lula. O PT que governa o país. É o partido que está transformando a realidade social deste país. Basta olhar para o Brasil, para o Paraná há 10 anos. O Beto Lunitti é do PMDB, não de um partido que faz parte do governo, ele é do PMDB que está no governo, é do PMDB do vice-presidente da República, Michel Temer, nada mais justo que firmarmos esta aliança que representa o governo federal aqui, para fazermos a diferença mais e melhor do que está sendo feito. Acredito na vitória desta união, mas não porque nós dirigentes nacionais, estaduais ou locais queremos, mas porque o povo de Toledo quer. Precisamos levar esta alegria, esta empolgação para as ruas a partir de 7 de julho, para que em 7 de outubro possamos coroar o trabalho de todos estes anos que chegaram aos nomes de Beto e Pelanca”.

Zeca Dirceu, deputado federal do PT, reafirmou o compromisso do partido nacional com as pré-candidaturas de Beto Lunitti e Adelar Holsbach. “Nosso compromisso é porque temos a certeza do histórico político e profissional do Beto Lunitti e sabemos da viabilidade eleitoral dele. O PT Paraná tem cinco deputados federais, sete deputados estaduais, uma senadora que hoje é ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann que se juntarão a tantas outras lideranças do PMDB e dos demais partidos para fazer em Toledo a maior campanha política, que este segmento já viu em Toledo”.

O deputado federal e também membro da direção nacional do PT, André Vargas aposta na atuação do governo federal, através dos programas e investimentos como impacto positivo nas eleições municipais de todo o país. “As prefeituras devem estar sintonizadas as políticas públicas que estão sendo feitas. Temos uma vocação desde o presidente Lula, até hoje com a presidenta Dilma de criarmos programas que estimulam o desenvolvimento local, temos mais de 70 programas do governo federal para os municípios, um leque que pode ser acessado pelos prefeitos e melhorar a vida dos cidadãos”.

Vargas reafirma que a chapa do governo federal representada pelos pré-candidatos Beto Lunitti e Adelar Holsbach vão representar um novo modelo de gestão. “Vamos nos apresentar como uma alternativa democrática e popular para a população de Toledo, com um Programa de Governo construído junto com a sociedade, que quer melhorar a vida das pessoas e o modelo de desenvolvimento econômico e social de Toledo”.

O deputado estadual do PT, Elton Welter destacou que a unidade está consolidada e o desafio é levar o entusiasmo das convenções para as ruas. “Precisamos levar o nosso Programa para as ruas, para que a sociedade entenda porque afirmamos que este Projeto construído ao longo dos últimos anos, é o melhor para o município”.

Welter afirmou que a chapa de vereadores petistas vai fazer a diferença nesta campanha. “Temos uma excelente chapa de vereadores e vereadoras, teremos uma aliança com o PPL. E estou feliz porque há uma energia muito boa, que com certeza será observada pela sociedade”.

O deputado lembra que o PT não disputou a cabeça de chapa e esteve focado no projeto. “Trabalhamos no programa, nos projetos e nos princípios de um governo popular e democrático, por isso independe dos nomes da majoritária, o que interessa são as propostas que serão apresentadas a sociedade  e em caso de vitória serão colocadas em prática”.

O pré-candidato a vice-prefeito, o pedetista Adelar Holsbach – o Pelanca disse sentir-se contagiado pela alegria e unidade dos petistas. “Sinto o entusiasmo da política. Não conhecia afundo o jeito de organização e atuação do PT. Eu estou vendo a luta, a vontade deste partido. O PT é um exército que faz o diferencial em qualquer campanha eleitoral”.

Pelanca agradeceu a confiança dos partidos aliados em referendarem seu nome para vice. “Agradeço em especial a Rosane (PPL), Zoio (PSDC) e Edinaldo (PSC), muito obrigado a vocês que confiaram meu nome e o nome do Beto para representar o partido de vocês. O PSC tinha excelentes nomes para indicar, mas neste momento aceitou a minha indicação, meu muito obrigado de coração”.

O presidente do PMDB, Beto Lunitti disse estar satisfeito com a convenção dos aliados. “O PT nos mostrou a força da boa política, eles trouxeram para dentro do Conselho de Partidos a energia das pessoas, o comprometimento com um projeto. Um total desprendimento que tem como prioridade um conjunto de políticas públicas que tenham como prioridade a melhora na vida das pessoas, apostar no desenvolvimento econômico e principalmente na democratização da gestão pública, na efetivação do orçamento participativo. Esta convenção abre as portas para as demais e isto tudo mostra a sociedade que esta aliança esta consolidada e não para por aqui porque estamos de portas abertas a outros partidos que queiram este projeto construído com a sociedade de Toledo”.

O presidente petista avaliou que a convenção realizada na sexta-feira (15) foi a maior desde a fundação do PT, em Toledo, em 1982. “Mais de 350 pessoas de todas as idades e classes sociais; homens e mulheres que com muita alegria vieram para esta convenção, onde o PT sai extremamente preparado para esta campanha que se inicia em 7 de julho. Vamos percorrer  os quatro cantos do município para apresentar o Programa de Governo que construímos juntos com os diversos setores da sociedade”.

As próximas convenções, já agendadas, do Conselho de Partidos são: PSC  dia 20 de junho às 19h30, PDT dia 22 de junho às 19h30; PSDC 23 de junho às 19h30, PMDB dia 24 de junho às 9h30 e a Convenção final dia 30 de junho.

Por Selma Becker 

Sem nome %281144 x 250 px%29