Segundo o professor Camilo Morejon, chefe da Divisão de Propriedade Intelectual da Unioeste, trata-se dos primeiros dois pedidos de patente do Campus de Marechal Cândido Rondon e o primeiro do Campus de Cascavel. Com esses pedidos de patente a Unioeste soma até a presente data 13 patentes, um dos quais com carta patente.
Morejon destaca a importância desses pedidos e chama a atenção da comunidade universitária, principalmente aos pesquisadores, “para proteger resultados da atividade intelectual com características inovadoras”, ao mesmo tempo em que faz alerta lembrando que “para não comprometer o requisito de novidade é fundamental a não publicação, por qualquer meio”.
Patentes
O primeiro pedido de patente é denominado “Remoção de contaminantes de compartimentos ambientais por meio de adsorventes naturais provenientes da agroindústria” (Patente BR 10 2012 01 2412-2 e o segundo “Remoção de contaminantes de compartimentos ambientais por meio de adsorventes naturais provenientes de resíduos de mandioca e resíduos de algumas espécies florestais” (Patente BR 102012012410-6)).
Ambos os produtos tecnológicos protegidos correspondem a processos para a remoção de metais pesados e agrotóxicos presentes de forma isolada ou em conjunto em compartimentos ambientais contaminados. Isso se dá por meio da utilização de adsorventes naturais obtidos a partir de resíduos da agroindústria, os quais foram modificados fisicamente quanto a sua estrutura granulométrica.
Os inventores são o professor Affonso Celso Gonçalves Júnior e os pós-graduandos Leonardo Strey, Daniel Schwantes, Fernanda Rubio, Ana Paula Meneghel, Herbert Nacke e Gustavo Ferreira Coelho, todos do Programa de Pós-Graduação em Agronomia do Centro de Ciências Agrárias do Campus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste.
Cabe salientar que estes dois pedidos de patentes são referentes ao “processo” de obtenção dos adsorventes a partir dos resíduos das espécies envolvidas e não envolvem trabalho com patrimônio genético e com princípios ativos. O foco destes processos de patentes é utilizar somente os resíduos das atividades agroindustriais já existentes com as culturas envolvidas e deste material que seria descartado, utiliza-se o ‘processo patenteado’ para obtenção de adsorventes naturais sem modificação química.
Um exemplo é a utilização das biomassas de materiais que são utilizados em larga escala atualmente visando fornecer óleo para fabricação de biodiesel. Assim, o objetivo principal é dar uma destinação sustentável ao material que atualmente é descartado pelas atividades agroindustriais e florestais envolvidas visando à descontaminação e remediação de compartimento ambientais.
O terceiro pedido de patente corresponde ao produto tecnológico denominado “PlatMult – Terminal de Autoatendimento com Recursos de Acessibilidade e Usabilidade para Pessoas com Baixa Visão ou Idosas” que tem como inventores os pesquisadores da Unioeste/Campus de Cascavel os professores Jorge Bidarra, Marcio Seiji Oyamada, Astério José Nuernberg Junior e Claudir Galesky Junior.
O produto tecnológico em questão resulta de pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Projeto N. 560025/210-6 – Edital/Chamada N. 09/2010 – PDI – Pequeno Porte e Fundação Araucária: Projeto N. 18.294 – Convênio: 14/2011 – Edital 14-1 Programa de Pesquisa Básica e Aplicada.
Todos esses pedidos de patente permanecerão junto ao INPI, por um período de 18 messes correspondente ao período de sigilo antes da sua publicação nos bancos de patentes nacionais e internacionais.
Da Assessoria. Por Elaine Turcatel
GERAL
Unioeste deposita mais três pedidos de patente de Invenção
Mais três pedidos de patente foram depositados junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), pela Divisão de Propriedade Intelectual do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (DPI/NIT/Unioeste), responsável pela proteção dos resultados da atividade intelectual no âmbito da Universidade.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 2Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 3Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 4Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 5Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs