Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Alunos participam de palestras do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas

Cerca de 90 alunos de dez escolas municipais e estaduais de Toledo participaram do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), no Centro da Juventude Márcio Antônio Bombardelli, no Jardim Europa/América, na última semana. O projeto tem o objetivo de desenvolver ações nas escolas para orientar sobre a sexualidade entre os adolescentes e jovens, que são os grupos mais vulneráveis às doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a gravidez não planejada. Em Toledo o projeto é realizado pelo Núcleo Regional de Educação, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social e os Centros da Juventude.

18/06/2012 - 13:11


Segundo a coordenadora do projeto pelo Núcleo Regional de Educação de Toledo, Maria Pellegrini Favaro Zancanaro, o envolvimento dos jovens nessa discussão é fundamental, pois eles são protagonistas dessa história. “O intuito é fazer com que esses alunos se formem e repassem as informações do que eles aprenderam para os demais colegas”, afirmou Maria.
No encontro foram realizadas duas palestras: uma com o psicólogo Rodrigo Alexandre Bonetti, abordando o que é a adolescência e explicando para os alunos os conflitos que eles passam durante essa fase e as escolhas certas que devem fazer, e outra com o diretor de teatro, Alexandre Helfer, que falou sobre as manifestações da postura corporal. “Passei para os alunos, através de uma forma bem humorada, que a postura corporal tem uma forte ligação com o sucesso. A forma como sentam, andam, falam e gesticulam mostra como eles vêem o mundo”, disse Helfer.
Cerca de 100 alunos de escolas dos bairros próximos ao Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel, no Jardim Coopagro, também participaram das mesmas discussões na quinta-feira, 14. Os dois palestrantes estiveram no local para abordar o tema com os estudantes. “Para os próximos encontros os temas a serem abordados já foram definidos: prevenção da gravidez na adolescência e de doenças sexualmente transmissíveis, alimentação saudável, bullying e violência nas escolas”, informou Maria Zancanaro. As datas dos próximos encontros ainda não estão definidas.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29