1144x150 %284%29

GERAL

Emenda vai fortalecer o desenvolvimento de pesquisas da Unioeste

Com o objetivo de fortalecer a pesquisa de produção de peixe e desenvolvimento de produtos para a merenda escolar, o deputado federal, Zeca Dirceu, destinou uma de suas emendas individuais para o projeto “Apoio a implantação de infraestrutura aquícola e pesqueira”, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo. O valor de emenda é de R$ 100 mil. O deputado federal, Zeca Dirceu, afirma que ainda neste mês a emenda deve ser empenhada. No entanto, a liberação deve ocorrer após o período eleitoral.

18/06/2012 - 15:04


Conforme Zeca Dirceu, o recurso será utilizado para a aquisição de equipamentos para o laboratório de tecnologia de pescado da Unioeste e do Centro de Difusão de Desenvolvimento Tecnológico do Rio Iguaçu (CDT-Iguaçu), localizado em Boa Vista da Aparecida. “Esta iniciativa vai beneficiar diversos produtores daquela região e, também, auxiliar no desenvolvimento de pesquisas dos técnicos e acadêmicos da Universidade”.
O deputado federal acrescenta que o deputado estadual, Elton Welter e o vereador Adriano Remonti realizam inúmeras trativas e encaminharam projetos com boa fundamentação. “Alguns destes projetos foram apresentados ao Ministro da Pesca em 2011. No entanto, não houve disponibilidade financeira no ano passado. Em 2012, temos a expectativa que até o final deste ano, os projetos maiores - que envolvem milhões de reais – sejam liberados pelo Ministério da Pesca”.
CDT-Iguaçu
O Município de Boa Vista da Aparecida, localizado no Sudoeste do Paraná, possui como principal fonte econômica a agricultura. No entanto, a cidade começa a inserir-se no ramo de piscicultura. As margens do lago de Salto Caixas está sendo edificado o Centro de Difusão de Desenvolvimento Tecnológico do Rio Iguaçu (CDT-Iguaçu). No local, está sendo construído um laboratório de piscicultura e instalada uma incubadora de projetos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo. No projeto há a instalação de 800 tanques-redes no Município.
O líder do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq), professor Dr. Aldi Feiden, disse que o CDT-Iguaçu irá fortalecer a pesquisa de produção de peixe daquela região e influenciará nas pesquisas de novos produtos que possam ser inseridos na merenda escolar daquele Município e demais cidades que fazem parte do Conselho PróCaxias. Para Feiden, o local ainda é uma extensão universitária para a qualificação técnica dos profissionais e acadêmicos. “A emenda demonstra o empenho de deputado federal. Com este recurso será possível comprar os equipamentos que vão auxiliar no fortalecimento da pesquisa e na inserção do peixe na merenda escolar”.
O projeto – conforme exige a legislação – está cadastrado previamente no Sistema de Gestão de Convênios e Contrato de Repasse (SINCOV). Nesta semana, Feiden e sua equipe vão preencher os trâmites técnicos.

**GEMAq**
De acordo com a assessoria da Unioeste, o Grupo atua em quatro linhas de pesquisas: Aquicultura; Determinação de exigências nutricionais de organismos aquáticos; Manejo e conservação de recursos pesqueiros de águas interiores e Tecnologia do pescado. Para o desenvolvimento dos trabalhos o Gemaq mantém convênios com o Instituto Água Viva, Conselho Pró-Caxias, MEC/Capes, CNPq, Seti/Fundação Araucária e Fundação Universitária de Toledo, e diversas parcerias com empresas da região.

Sem nome %281144 x 250 px%29