Os projetos selecionados são voltados às áreas de química, física, matemática, biologia, português, artes e educação física. As atividades devem começar em setembro deste ano.
Os selecionados serão beneficiados com missões de estudos e trabalhos. Os alunos farão dois anos do curso nas universidades portuguesas e receberão dois diplomas, um de cada Instituição.
“Vale ressaltar que se trata de um projeto de iniciativa interinstitucional, aprovado pelos reitores das duas universidades e possibilita o compartilhamento de experiências entre os alunos e as instituições envolvidas, bem como a flexibilização dos currículos de licenciatura”, explica o professor Álvaro Lorencini Junior, da UEL.
DUPLA TITULAÇÃO - O Programa de Licenciaturas Internacionais da Universidade Estadual de Londrina: Contribuições para a Profissionalização Docente na Formação Inicial e Cooperação Acadêmica é coordenado pelo professor Álvaro Lorencini Junior, do Departamento de Biologia Geral, do Centro de Ciências Biológicas (CCB).
Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o projeto aprovado se chama “Licenciatura: uma experiência internacional em Portugal” e foi selecionado para o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), na área de Biologia, para a Universidade de Coimbra (Portugal). O PLI é um programa que estimula a graduação sanduíche, com dupla titulação, de estudantes brasileiros em universidades de Portugal. É coordenado pela professora Dalva Cassie Rocha, do Departamento de Biologia Geral.
Coordenado pela professora Rosilene Rebeca, o projeto da Universidade Estadual do Centro do Paraná (Unicentro) envolve as áreas de Física, Química, Matemática e Biologia. “A arte de ensinar Ciência: A mobilidade estudantil como veículo de disseminação de experiências”. Já o projeto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), “Desenvolvimento e formação de professores de língua portuguesa”, é coordenador pelo professor Alexandre Ferrari Soares.
Da AE Notícias
EDUCAÇÃO
Capes seleciona projetos de quatro universidades do Paraná
Quatro universidades estaduais do Paraná (UEL, UEPG, Unicentro e Unioeste) tiveram projetos selecionados no Edital do Programa de Licenciaturas Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (Capes), junto com outras 63 universidades brasileiras. Todos os projetos tratam de intercâmbio com universidades portuguesas - do Porto, de Coimbra e de Lisboa -, visando especialmente a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores.
Mais lidas
- 1Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 2Direção da Sicredi Progresso apresenta programa União Faz a Vida
- 3Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 4Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 5Prefeitura de Toledo recebe ofício do Ideas com posicionamento sobre HRT
Últimas notícias
- 1Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 2Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
- 3Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 4Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 5Mudanças em semáforos no Centro começam a valer a partir desta terça (3)



