Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Curso de Jornalismo da Fasul desenvolve Grátis Feira

Na semana passada, os acadêmicos do primeiro período de Jornalismo, desenvolveram a Grátis Feira. A atividade foi proposta dentro da Disciplina de Teorias da Comunicação I, ministrada pelo professor Claudemir Hauptmann. De acordo com o professor “entre outros temas, trabalhamos nesse semestre com a Escola de Frankfurt. Um dos aspectos chave da chamada teoria crítica é o da indústria cultural. Ao trabalhar um dos temas, o da racionalidade técnica, foi proposta a criação de um evento que contribuísse de alguma forma para provocar reflexões sobre nossa sociedade de consumo”.

19/06/2012 - 10:52


Assim, foi optada pela Grátis Feira, que na prática é um movimento que acontece há décadas, em diversos países, de resistência ao sistema capitalista, que tem no consumismo sua pedra fundamental. Esse sistema, em que predominam as técnicas de produção e distribuição, acaba em grande medida levando a sociedade a adquirir cada vez mais um volume maior de bens, mercadorias e serviços. Ao estimular o consumo, o sistema se garante. É um sistema que programa culturalmente as pessoas a consumirem cada vez mais. E a sociedade acaba se deixando levar na medida em que cai numa rotina cultural cada vez mais orientadora de pensamentos e atitudes.
Assim, a resistência estaria num gesto de desapego às mercadorias, aos produtos. Por isso a proposta da Grátis Feira é a de doação de coisas que as pessoas adquiriram sem qualquer necessidade. Na Grátis Feira as pessoas podem doar qualquer coisa que possua e que não use. Só não pode doar nada que precise ser lavado ou consertado. Ou seja, a Grátis Feira não é um evento que se preste ao descarte de produtos inservíveis. Pelo contrário. A ideia é o desapego.

Da Assessoria

Anuncio gene 2