1144x150 %284%29

GERAL

Neste ano pretendemos fazer a Conferência do Idoso em Toledo, diz pastor Ravache

Atualmente, segundo informações do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, pastor Edgar Ravache, o Município de Toledo possui aproximadamente 12 mil idosos, isto é, em média 10% da população. Antes do Censo, a estimativa do Conselho, a nível nacional, é de que o País tivesse em média 10% da população. Em Toledo, dos 12 mil idosos, mais de 8 mil estão cadastrados nos Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis). Os outros 4 mil devem ser cadastrados neste ano.

03/01/2011 - 12:54


O pastor Ravache ainda lembra que o Município possui 40 grupos organizados que englobam 8.700 idosos organizados nos respectivos grupos na cidade e no interior. Eles participam de atividades nos Certis do Jardim Coopagro e Vila Pioneira. “2010 foi um ano positivo, pois a cada ano surgem projetos e programas novos baseados no que os idosos expressam. As atividades dos idosos nos centros revertem para dentro dos grupos locais, pois eles recebem informações e orientações de atividades. Isso tem mostrado uma mudança no semblante dos nossos idosos que estão mais alegres e felizes, porque eles estão reencontrando uma nova vida. Isto tem elevado a auto-estima desses idosos. Existe dificuldade como em qualquer lugar, para isso existe o Conselho que tem dado apoio aos grupos”.

O presidente do Conselho ainda acrescenta que o diferencial do Município em comparação com os demais é que em Toledo existe o incentivo per capita para idosos e entidades conveniadas. “Nós, pelos idosos, recebemos uma ajuda para que eles realizem suas atividades e comprem o material. O recurso é proveniente dos Fundos do Município”.

Violência

Com relação as denúncias de idosos que são ou foram violentados, o pastor Ravache comenta que no ano em que se passou foram 109 denúncias, as quais são encaminhadas para a Assistência Social e a equipe, na medida do possível, visita estes idosos para apurar os fatos. “A visita é muito delicada. As assistentes sociais têm que ter muita calma para contornar a situação. Nem sempre é fácil, porque algumas denúncias são vagas, são intrigas e a realidade é outra. Em 2010, tivemos 57 denúncias que estão sendo averiguadas. Nem todas ainda foram analisadas devido ao excesso de serviço”.

2011

Para este ano, uma das atividades programadas pelo Conselho é realizar a Conferência do Idoso, a nível Municipal e Regional. “Foi mandado as Secretarias de Toledo um pedido da relação de atividades realizadas com os idosos. Algumas secretarias já apresentaram uma resposta. Outras devem mandar neste mês. No início de março, apresentaremos a população estas respostas. Isto é uma forma para que os idosos saibam o que estão acontecendo com os programas. Assim, valorizamos as posições e orientações destas pessoas”.

Sem nome %281144 x 250 px%29