Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Teatro recebe exposição “Marias”

O Teatro Municipal de Toledo recebe a exposição “Marias”, dos artistas plásticos Nani Nogara, Malu Rebelato e Cassiano Nogara, do grupo Lupa, de Cascavel. A mostra está aberta ao público, gratuitamente, até o dia 30 de julho. Nani e Malu, artistas de Cascavel, estiveram em Toledo nesta terça-feira, 19, explicando as obras e recebendo os visitantes. O material está exposto no hall do Teatro.

19/06/2012 - 14:27


A exposição “Marias” reúne uma coleção de obras, entre roupas feitas em arames, fotografias de detalhes arquitetônicos e trilha sonora. Os três artistas, em conjunto, compuseram a mostra que representa o espaço e o mundo das verdadeiras ‘Marias’: as mulheres.
“As instalações conversam sobre personalidades femininas e seus espaços de convivência. Apenas a roupa personifica cada mulher, resgatando arquétipos (padrões), questionando símbolos e convenções sociais”, explicou a autora das obras em arame, Nani Nogara.
Através da moda e da arquitetura, o grupo Lupa busca uma avaliação do papel feminino através dos tempos, sem pretensão de esgotar o assunto. “A mostra apresenta um paradoxo: a leveza, a transparência e a delicadeza do arame, onde ao mesmo tempo é o material que fere, não se molda ao corpo e é adaptável. Assim é a mulher de hoje”, conta Nani. “Para montar nossa exposição e para que todas as obras tivessem um contexto, de acordo com as instalações, também precisamos nos adaptar”, brincou a artista.
As roupas são feitas em arame, de tamanho natural. As fotografias revelam, através da arquitetura, de detalhes do cotidiano, da aparência, do imaginário, o espaço onde habitam as personalidades femininas. As fotografias que se unem as obras feitas em arames, que, junto à trilha sonora, formam o contexto das “Marias”.
A ideia, conforme Malu, é provocar questionamentos. Mostrando uma de suas obras – uma fotografia da estrutura de uma casa, a qual apresenta uma janela e da mesma vê-se alguns pinheiros – ela explica que, com isso, perguntamo-nos o que queremos enxergar. “Onde a mulher está inserida? A janela representa um novo paço, uma nova visão, que só é possível entende-la, quando se olha além”, conclui Malu.
As obras estão em exposição desde o dia 11 e permanecerão até o final do mês. O horário de visitação é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Da Assessoria - Toledo

550x250px
Sem nome %28550 x 250 mm%29