Com participação de um grupo de estudantes, o levantamento será feito por meio de um questionário e análise do prontuário médico de mulheres que se submeterem ao procedimento de parto, entre os meses de maio e julho, no Hospital HCO, de Toledo.
“Estudos como esse são necessários para orientar os profissionais que atuam na assistência materno-infantil, no sentido de que alertem as gestantes fumantes sobre os malefícios do fumo à saúde. Todos devem saber – e repassar o que sabem – que seu uso não acarreta problemas somente a elas, às mães, mas, também, ao seu filho, tanto em fase intrauterina como após o nascimento”, explica a coordenadora do projeto, professora Dora Segura. “As toxinas do fumo durante o período gestacional acabam se transpondo pela placenta, o que pode provocar nascimento prematuro ou aborto espontâneo”, adverte.
Segundo ela, estudos indicam que o fumo na gravidez é responsável por 20% dos casos de fetos com baixo peso ao nascer, 8% dos partos prematuros e 5% das mortes perinatais. A maior prevalência ocorre em mulheres de baixa escolaridade e renda, com idade entre 20 e 49 anos. “Pretendemos, com este estudo, levantar os números em Toledo, conhecer o grau do problema por aqui. A falta de informações científicas claras prejudica o enfrentamento do problema”, alerta.
Da Assessoria
SAÚDE
Fisioterapia realiza pesquisa sobre os malefícios do fumo na gravidez em Toledo
Evidências indicam que a vida social da mulher, vinculada ao trabalho do dia a dia, acarretam momentos de estresse que acabam sendo amenizados com vícios maléficos, como o fumo. Porém, o tabagismo não traz prejuízos apenas para a mulher, mas, quando em período gestacional, promove diversas alterações na formação do feto. Pautado nessas informações, o curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, está desenvolvendo um projeto de pesquisa para levantar dados sobre a relação de crianças nascidas prematuramente e o uso do tabagismo durante a gravidez.
Mais lidas
- 1No Paraná, BB renegocia mais de R$ 700 milhões em dívidas no âmbito do Desenrola
- 2Agosto Dourado: Hoesp reforça a importância da doação de leite materno para recém-nascidos
- 3Sicredi Progresso completa 45 anos com forte expansão e impacto nas regiões de atuação
- 4Justiça Eleitoral altera local de votação para 12 seções em Toledo
- 5Sicredi Progresso chega aos 45 anos com crescimento, proximidade e impacto social
Últimas notícias
- 1Cultura: um ano de Fábrica do Hip Hop
- 2Ideb da rede municipal de Toledo atinge 6,9 e bate recorde histórico
- 3Sicredi Progresso realiza Encontro Semestral online
- 4Prefeitura abre processo seletivo para estagiários de níveis técnico e superior
- 5Sesc PR lança 11ª edição de coletânea de contos com autores paranaenses




