A confirmação foi dada nesta semana pela diretora presidente do Balé Guaíra, Monica Rischebieter. Estão programadas uma apresentação da ópera “Bastião e Bastiana”, adaptação de Wolfgang Amadeus Mozart, no dia 4, e a obra coreográfica “Blow Elliot Benjamin”, do G2 Cia. de Dança, agendada para o dia 5.
“Será uma honra para Toledo receber este espetáculo e uma oportunidade ímpar de acompanhar uma apresentação do nível do Balé e Teatro Guaíra”, comentou a secretária municipal de Cultura. Os artistas chegam a Toledo um dia antes e o palco será reservado no dia 3 para montagem e ensaios. A apresentação conta com o apoio e patrocínio do Sesi/Paraná e da Copel e marca o início de uma turnê do grupo no interior do estado.
A ópera ”Bastião e Bastiana” conta as desventuras de dois jovens pastores de ovelhas apaixonados, que vivem em uma pequena aldeia. Bastiana perde seu amado, Bastião, para uma nobre dama. Ao conhecer uma grande cidade, Bastião fica encantado pelas casas que, comparadas às da aldeia, são verdadeiros castelos; assim como também com as meninas da cidade, que, em troca de sua simpatia, o enchem de mimos.
Bastiana, por sua vez, ao sentir-se só, abandonada e insegura por achar que perdeu seu Bastião, almeja reconquistar seu grande amor e recorre à ajuda do Mago Colas. É neste momento de crise que nós os encontramos. A trama se desenvolve em torno dos conselhos dados tanto para Bastiana como para Bastião pelo poderoso feiticeiro, um sábio adivinho que também vive na aldeia.
Já “Blow Elliot Benjamin”, com coreografia e texto inédito da conceituada diretora teatral Cleide Piasecki, é o novo espetáculo do Guaíra 2 Cia de Dança, que tem como assistente Júlio Mota e cenários e figurinos de Gelson Amaral Gomes. No enredo, três histórias que interligadas compõem uma lenda urbana. O espetáculo retrata momentos e reviravoltas da vida de pessoas comuns com histórias incomuns e o aspecto transitório e fugaz da existência humana.