De acordo com a coordenadora, Beatriz “Bia” Bach, o tanque de peixes marinhos tornou-se a grande atração do espaço. “Os peixes marinhos são um atrativo a mais a população que nos visita. Quem passa por aqui fica deslumbrado com a beleza e cores dos peixinhos”, conta Bia.
Os destaques destas atrações, segundo Bia, são os da espécie Blue Tang e o Peixe-Palhaço, cujos peixinhos foram inspiração para o filme Procurando Nemo. “Todos os visitantes se encantam com os peixes, conhecidos por Dori e Nemo. As crianças, principalmente, quando veem os peixes grandes, de água doce, ficam impressionadas. Mas a alegria acontece quando elas reconhecem os peixes, personagens do filme Nemo”, explica a coordenadora.
Localizado no Parque Ecológico Diva Paim Barth, o Aquário de Toledo é o único do sul do país de água doce, reunindo 500 peixes da bacia do rio Paraná, totalizando 60 espécies. Desde a inauguração, em dezembro de 2007, o espaço recebeu aproximadamente 300 mil visitantes.
De acordo com a coordenadora, cerca de cinco mil pessoas passam, por mês, pelo Aquário. “São pessoas do município, turistas de algumas cidades do Paraná, do Brasil e, inclusive, de outros países”, afirma.
O funcionando e o cuidado do espaço conta com o apoio do curso de Engenharia de Pesca, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
O Aquário está aberto para visitação de terça a domingo, das 10h às 12h, à tarde, das 14h às 16h, e à noite, das 18h às 20h, com entrada franca.
Grupos organizados ou escolas que têm interesse em conhecer o espaço podem agendar a visita pelo telefone: (45) 3277-3726.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Aquário recebe novos peixes ornamentais
O Aquário Municipal Dr. Romôlo Martinelli recebeu nesta semana nove peixes ornamentais para o tanque marinho. Os novos moradores do Aquário, coloridos e alegres, são da família, Heniócus, Palhaço, Black Pércula, Coral Beauty, Goby Fire Fish e Donzela Blue. A aquisição faz parte do projeto de formação do tanque de água salgada, que hoje conta com 35 exemplares, totalizando 15 espécies. Aos poucos, os novos visitantes são colocados no aquário.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados




