A inauguração da Sala do Empreendedor é uma das ações planejadas pelo Comitê Gestor da Lei Geral, criado a partir de metodologia do Sebrae/PR, o Programa Cidade Empreendedora. Conforme explica o gerente regional da entidade no oeste do Paraná, Orestes Hotz, o Programa ajuda a fazer com que a legislação saia do papel e seja transformada em ações em benefício aos pequenos negócios.
"É importante que a administração municipal tenha uma estratégia voltada às micro e pequenas empresas, geradoras de emprego e renda. Uma Sala do Empreendedor facilita o acesso à informação e à formalização, e cumpre uma das exigências da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, legislação em benefício dos pequenos negócios. A pujança que empreendimentos de pequeno porte exercem nos municípios depende de políticas públicas adequadas", ressalta Hotz.
Para a prefeita de Assis Chateaubriand, Dalila José de Mello, incentivar micro e pequenas empresas locais resulta positivamente no município. "Essa oportunidade de tirar trabalhadores do anonimato, como no caso da maioria dos empreendedores individuais, mostra que é possível ser empresário mesmo que de pequeno porte. Já temos empreendedores e pequenas empresas participando de licitações e vendendo para o município, isso é um reconhecimento além de fazer a economia girar na cidade."
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Elisangela Rosa, além de Sebrae/PR e Prefeitura Municipal, apoiam as atividades na Sala do Empreendedores da cidade a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand (ACIAC); Sicoob Médio Oeste; Caixa Econômica Federal; Banco do Brasil e Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense (CTESOP).
"As entidades formam o Comitê Gestor e, unidas, pensam em soluções para melhorar o ambiente de sobrevivência das microempresas, empreendedores individuais e empresas de pequeno porte", acrescenta a consultora. Serviços como abertura e baixa de empreendedores individuais, orientações para o pagamento de tributos, capacitações, dentre inúmeros outros serão disponibilizados no local.
A partir da inauguração, assegura o agente de desenvolvimento do Comitê Gestor, Valtemar Sartorelhi, os empreendedores interessados nesses e outros serviços já podem procurar o atendimento. "Antes, para se formalizar, por exemplo, a pessoa procurava um escritório contábil e depois os setores da Prefeitura. Agora o empreendedor vai resolver tudo o que precisa no mesmo lugar", aponta.
São esperadas para a inauguração da Sala do Empreendedor em Assis Chateaubriand cerca de 50 pessoas, entre lideranças do município e parceiros. A solenidade está marcada para as 9h30, na Prefeitura, localizada na Avenida Cívica, s/número, no centro da cidade.
Formalize
O dia de inauguração da Sala do Empreendedor também será marcado pelo lançamento da campanha de formalização no município, batizada de "Formalize". Parceria do Sebrae/PR, por meio do Ponto de Atendimento da entidade em Assis Chateaubriand, com a Sala do Empreendedor, as ações da campanha terão como objetivo oportunizar orientações para as micro e pequenas empresas do município.
Uma unidade móvel do Sebrae/PR, junto à estrutura dos parceiros da Sala do Empreendedor, estará disponível para os atendimentos, previamente marcados para julho. As ações itinerantes iniciam no centro de Assis Chateaubriand, dia 6 de julho; no Distrito de Bragantina, em 12 de julho; e no Distrito de Encantado do Oeste, ainda com data a ser definida.
Da Assessoria
GERAL
Sala do Empreendedor será inaugurada em Assis Chateaubriand
Com a missão de incentivar e apoiar o empreendedorismo por meio de ações sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento local, a Sala do Empreendedor em Assis Chateaubriand inicia atendimento na próxima segunda-feira, dia 25. O espaço, anexo à Prefeitura Municipal, vai oferecer serviços de apoio, orientações e a formalização de empreendedores individuais.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica