Para a campanha foram criadas várias peças de divulgação: adesivos para computadores, com os dizeres “Desligue o computador quando não estiver em uso”, adesivos para interruptores com a frase “Apague as luzes ao sair” e banners. O objetivo é levar o material para as secretarias e departamentos da prefeitura, incentivando os colaboradores para ações conscientes.
A ideia, conforme o secretário de Administração do município, Moacir Vanzzo, além da conscientização, é estender a campanha para outros espaços públicos. “Precisamos conscientizar os servidores, pois existe um consumo elevado e acreditamos que isso pode ser alterado. Além do paço municipal, queremos levar a campanha para outros órgãos públicos”, aponta Vanzzo. “A ideia de economia de energia foi em função da constante elevação do consumo mensal. Falamos sempre em todas as reuniões para o uso racional”, explicou o secretário, contando que buscou o apoio da Unioeste, através do curso de Engenharia Química.
Na primeira etapa da campanha foi aplicado um questionário pelos alunos da Universidade para saber se os servidores têm usado conscientemente a energia. “Nesse questionário foi abordado se eles desligam os computadores e luzes no horário de almoço, em momentos que os equipamentos não são utilizados ou fora do expediente”, explicou o professor da Universidade, Marcos Flávio Pinto Monteriro, responsável pelos acadêmicos. “Com o resultado, saberemos qual é o grau de conscientização dos colaboradores”, afirmou o professor.
Posteriormente, os acadêmicos farão o levantamento e orientações sobre a Campanha. “Serão verificados os horário de maior consumo e quais os equipamentos que mais gastam energia. Os alunos vão nos sugerir algumas das alternativas para diminuir esse consumo”, destacou Vanzzo.
Uma destas alternativas, segundo o professor, é a alteração da tarifa de consumo da Copel. Atualmente a prefeitura consta na tarifa convencional, que não tem valor fixo. “Com a implantação da campanha, poderia alterar para a Tarifa Ouro Sazonal Verde, que além de possuir uma taxa inferior à convencional, entre às 18h às 22h, necessariamente, o consumo deve ser reduzido”, explica o professor. “Caso o consumo nesse período seja elevado, as taxas cobradas também serão superiores. Sendo assim, deve-se economizar e manter ainda mais o baixo consumo após o expediente”, afirma Monteiro.
Para que o objetivo seja alcançando, segundo o secretário, é preciso que os servidores contribuam com uso racional da energia elétrica. “Após o término do expediente ficam luzes acesas e computadores ligados, sem necessidade. Neste momento vemos que alguns servidores não cooperam. Se houver conscientização, de fato, teremos um baixo consumo neste período”, destaca Vanzzo.
Para o vice-prefeito, Lúcio de Marchi, são os pequenos gestos que no somatório fazem a diferença. “Esta é uma excelente iniciativa, fazendo com que as pessoas tenham mais consciências e responsabilidade do consumo de energia elétrica”, assinala o vice. “Já tenho essa prática. No horário de almoço e no fim da tarde deixo tudo desligado no meu setor”, ressalta Lúcio. “Se todos fizerem isso, em todos os setores públicos, com certeza, teremos uma economia de energia muito grande. O resultado será altamente positivo e trará uma economia aos cofres públicos”, ressalta.
Vanzzo estima que a campanha, quando estendida também aos demais setores públicos, como escolas, postos de saúde e creches, gere uma economia de 20% no consumo de energia elétrica. A partir do levantamento do consumo, serão pensadas outras alternativas, como a contratação da tarifa sazonal. “Para contratarmos a tarifa precisamos descobrir o equilíbrio do consumo e ajustarmos a demanda necessária”.
Se o resultado na prefeitura de Toledo for positivo, segundo o secretário, a campanha será implementada nas escolas e outros órgãos municipais.
Dicas de economia de energia:
- Desligue as luzes ao sair para o almoço;
- Desligue os aparelhos que não estão sendo utilizados;
- Desligue o computador no fim do expediente;
- Prefira janela e cortinas abertas ao ar ligado;
- Ao ligar o ar, feche as janelas;
- No verão, ajuste a temperatura na faixa de 20 a 22ºC;
- Configure seu computador para modo econômico;
- Não deixe seus aparelhos em standby;
- Use as escadas.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Economia de energia é tema de campanha da prefeitura de Toledo
A prefeitura de Toledo iniciou, nesta semana, uma campanha para economia de energia elétrica, com o objetivo de conscientizar para o consumo racional e, desta forma, reduzir os gastos públicos. Contando com o apoio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a iniciativa da Secretaria de Administração será realizada inicialmente no prédio da prefeitura. Posteriormente, pode ser estendida aos demais setores públicos.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 2Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 3Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 4Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 5Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs