Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Academia de Letras de Toledo comemora um ano de atividades

A Academia de Letras de Toledo (ALT), comemorou o  1º ano de fundação e de atividades em reunião festiva, realizada na quarta-feira, 20 de junho, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com a presença de acadêmicos, familiares, convidados e autoridades. Participaram do evento a secretária municipal de Cultura e presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Rosângela Reche de Souza, o vereador Leoclides Bisognin, o ex-prefeito e diretor proprietário da Rádio Guaçu AM, médico Avelino Campagnolo, dirigentes e representantes de veículos de comunicação e lideranças locais.

22/06/2012 - 11:45


O encontro foi comandado pelo presidente da ALT, acadêmico e escritor Bruno Marcos Radunz , que depois de saudar confrades, confreiras e visitantes, fez breve relato das propostas e iniciativas da instituição, desde sua fundação, em 20 de junho de 2011, em reunião na Casa da Cultura.
As ações abrangeram desde confecção de brasão e pelerine, escolha de lema, elaboração de estatuto social e regimento interno, eleição da 1ª patronesse, 22 acadêmicos fundadores e da 1ª diretoria e instalação oficial da ALT, em sessão solene no Olinda Park Hotel, em 29 de outubro de 2011, com a participação de autoridades locais e regionais e delegações de academias de todo o Paraná.
Nesse 1º ano, a ALT também participou de eventos em Paranavaí e Cascavel, homenageou autoridades, escritores, poetas e jornalistas premiados, obteve, equipou, decorou e denominou sede na Galeria Esportiva e Cultural, iniciou formação e cadastro de acervo de biblioteca e divulgou suas propostas e atividades entre a população.
Da mesma forma, a instituição participou de eventos culturais, está representada no Conselho Municipal de Política Cultural e comissão da Feira da Leitura e teve a acadêmica Moema Viezzer eleita como representante da macrorregião Oeste no Conselho Estadual de Cultura, entre inúmeras outras ações e conquistas.
“Só temos a lamentar o falecimento de nossa patronesse, professora e poeta Otília Stédile, em 12 de agosto de 2011, após participar de nossas 1ªs reuniões e do acadêmico, escritor e historiador Ondy Hélio Niederauer, em 1º de fevereiro de 2012”, destacou Bruno.
A ALT reúne escritores, poetas, professores, intelectuais e apreciadores da literatura e cultura em geral, da cidade e municípios vizinhos e entre suas finalidades estão o cultivo, estudo, preservação e divulgação do vernáculo e da literatura, em seus aspectos científico, histórico, literário e artístico, em toda sua área de atuação.
A instituição apóia e participa de iniciativas voltadas ao desenvolvimento cultural e social do município e região, através da edição de publicações, organização de eventos e promoção da obra dos acadêmicos.
É instituição apartidária, independente, democrática, transparente e desvinculada de interesses ideológicos, classistas, pessoais, raciais, religiosos e econômicos, entre outros. O brasão da ALT tem as cores verde, preta, vermelha e dourada e seu lema é “Lectio Humanitatem Gerit”, que em Latim significa Leitura Gera Humanidade.

Fundadores da Academia
Participantes da reunião de fundação da Academia, em 20 de junho de 2011, na Casa de Cultura: Bruno Marcos Radunz, Luiz Alberto Martins da Costa, Neida John Pitt, Antonio Ruiz  Marques, Edy das Graças Braun,  Helga Ivoni Viezzer, Rubens Bragagnollo, Vítor Beal, Valdir José Pagliarini, Pitágoras da Silva Barros, Miguel Campos Sepúlveda e Lucas Felipe Batista Bispo.

Primeira diretoria
Depois de ser conduzida por direção provisória desde sua fundação, a ALT elegeu e empossou formalmente sua primeira diretoria, com mandato de um ano e a seguinte composição: presidente, Bruno Marcos Radunz; 1º vice-presidente, Luiz Alberto Martins da Costa;  2ª vice-presidente, Helga Ivoní Viezzer; 1ª secretária, Neida John Pitt;  2ª secretária, Juraide de Fátima Alves Rodrigues; 1ª tesoureira, Lucrecia Welter Ribeiro; 2ª tesoureira, Luiza de Sá Moreira; conselheiros de Ética titulares, Vítor Beal, Antonio Ruiz Marques e Valdir José Pagliarini; conselheiros de Ética suplentes, Luiz Carlos Salami, Marcelo Grondin Nadon e Moema Viezzer; oradores, Miguel Campos Sepúlveda e Pitágoras da Silva Barros; declamadoras, Edy das Graças Braun e Malgarete Justina Frasson;  e diretor de Biblioteca, Lucas Felipe Batista Bispo.

Cadeiras e fundadores
São os seguintes, os 22 acadêmicos fundadores da ALT: Cadeira 1, Lucas Felipe Batista Bispo; Cadeira 2, Antonio Ruiz Marques; Cadeira 3,  Pitágoras da Silva Barros; Cadeira 4, Bruno Marcos Radunz; Cadeira 5,  Luiz Alberto Martins da Costa; Cadeira 6, Vítor Beal; Cadeira 7,Valdir José Pagliarini; Cadeira 8, Helga Ivoní Viezzer; Cadeira 9, Miguel Campos Sepúlveda,; Cadeira 10, Neida John Pitt; Cadeira 11, Edy das Graças Braun; Cadeira 12, Rubens Bragagnollo; Cadeira 13, Ana Welter; Cadeira 14, Míriam Krenczynski; Cadeira 15, Luiz Carlos Salamí; Cadeira 16, Ondy Hélio Niederauer ( In Memoriam); Cadeira 17, Lucrecia Welter Ribeiro; Cadeira 18, Marcelo Grondin Nadon; Cadeira 19, Moema Libera Viezzer; Cadeira 20, Juraide de Fátima Alves Rodrigues; Cadeira  21, Malgarete Justina Frasson; e Cadeira 22, Luiza de Sá Moreira.

Homenageados da instituição
Patronesse: professora e poeta Otília Stédile (In Memoriam); associados beneméritos: prefeito José Carlos Schiavinato, deputado federal Dilceu Sperafico, secretária municipal de Cultura, Rosângela Reche de Souza e secretário municipal de Comunicação Social, Victor Beal Filho; associado correspondente: presidente da Academia Cascavelense de Letras (ACL), Antonio de Jesus; e entidade madrinha: ACL.


Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29